Zico enfrenta problema em Jaguaruna enquanto segue para os Jogos em Paris
O atleta de Capivari de Baixo Ezequiel De Souza Corrêa, o Zico, segue hoje para Paris, onde participará da Paralimpíada. Mas o sonho de participar dos Jogos Olímpicos começou com um contratempo ainda em Jaguaruna, no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, no domingo.
Ao embarcar para São Paulo, o halterofilista teve seu triciclo elétrico barrado pela Latam. “Ao fazer o check-in, o triciclo foi etiquetado no balcão pela atendente, tudo normal. Porém, logo depois, vieram informar que o veículo não poderia embarcar”, explica o atleta.
Zico tem hemimelia fibular, uma malformação congênita. Além disso, por conta de uma torção no pé, em fevereiro deste ano, ele está usando muletas e deverá passar por um procedimento ainda neste ano.
“Sem o triciclo, tenho que usar as muletas e me desgastando, perdendo perfomance, porque para supinar a gente usa os membros superiores. O centro paralímpico aqui em São Paulo é um bairro, de tão grande, e lá nos Jogos em Paris a vila dos atletas é maior ainda”, conta.
Boletim registrado
Mesmo explicando a situação, Zico afirma que o embarque do veículo foi vetado. “Ao chegar em São Paulo, entrei em contato com outra atendente da companhia que afirmou que eu poderia, sim, ter embarcado com o triciclo. Que as características estão dentro da autorizada e por se tratar de uma pessoa com deficiência. No fim, senti-me ofendido e desrespeitado pela Latam, pois não tiveram nenhuma acessibilidade”, pontua o atleta.
Além da reclamação formal para a companhia, Zico também registrou um boletim de ocorrência relatando o caso.
Posição da empresa
Em nota, a Latam informou que, por questões de segurança, não é permitido despachar ou transportar na cabine do avião nenhum artigo que funcione com baterias que excedam 300 Wh ou 2 baterias que ultrapassem 160 Wh cada, conforme informações que constam no site e que foram esclarecidas ao passageiro. “A companhia lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, encerra a nota.