Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Lagunense de 10 anos brilha nas pistas do kart

Tubarãozinho Voador conquistou mais um pódio, desta vez no Sul-Brasileiro

25/06/2025 06:00|Por Redação

Aos 10 anos de idade, o lagunense Luis Henrique, conhecido como Tubarãozinho Voador, vem se destacando no kart nacional. A conquista mais recente foi um pódio no Campeonato Sul-Brasileiro da modalidade, realizado em Nova Santa Rita (RS). 

Segundo atleta, a competição foi desafiadora. Teve chuva, sol, uma pista pouco conhecida e adversários muito bem preparados. Mesmo assim, ele levou o troféu de terceiro lugar na categoria cadete. “Saímos super satisfeitos e mais fortes do que nunca. Família e equipe fechados num único objetivo: competir de forma honesta, dentro dos valores do esporte e vencer”, escreveu o atleta nas redes sociais. 

A paixão pela velocidade começou há cerca de três anos, quando o pai, Hilson Carlos Kuerten, foi com alguns amigos andar de kart indoor e levou o Luis. O filho viu, gostou e disse que queria fazer também. 

O jovem piloto faz parte de duas equipes atualmente - uma de Florianópolis (Calliari Racing) e outra de São Paulo (JPW Racing). Duas vezes por semana ele vai até Floripa, onde acontecem os treinos. Além disso, ele também treina quase todos os dias no simulador e está no 5º ano do ensino fundamental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 “É um menino dedicado, esforçado, com vontade de progredir nessa carreira e conta com o apoio da família. Ele tem muito potencial, treina em diferentes pistas e condições, e tem um futuro promissor. Ainda vamos ouvir muito falar dele no kart nacional”, ressalta Clóvis Calliari, um dos treinadores. 

Dedicação   

Luis está disputando o Campeonato Light de Kart, em Interlagos (SP), nas categorias cadete (motor quatro tempos) e mini 2t (motor dois tempos). Ele está no top 10 entre os que disputam a competição. Ele também é líder da Copa Beto Carreiro, na categoria mini 2t. Em setembro, ele disputará o Campeonato Catarinense e, em novembro, tem o Brasileiro. Segundo o pai, Hilson, o projeto de 2026 é fazer com que Luis esteja apto para disputar o Mundial de Kart. Quem quiser apoiar o sonho do jovem piloto pode entrar em contato com a família pelo Instagram @ luishenrique_n7. 

Apelido com raízes locais

No ano passado, Luiz foi destaque aqui no DS. Na época, ele usava o apelido Tubarãozinho do Sul, que agora evoluiu para Tubarãozinho Voador. Segundo a família do piloto, o termo tubarãozinho é alusivo aos botos de Laguna. “Seria um boto mais agressivo, digamos assim”, conta o pai. Já o termo “voador” foi dado por um narrador durante uma competição. 

  • 1 / 1
Conhecido como Tubarãozinho Voador, o lagunense Luis Henrique, de 10 anos, conquistou mais um pódio, desta vez no Sul-Brasileiro realizado no Rio Grande do Sul
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR