Competição nacional poderá ocorrer entre este mês e fevereiro de 2026
A Praia do Cardoso, em Laguna, voltará a ser o centro das atenções do surfe nacional. A partir de amanhã, começa a janela de espera do CBSurf Big Wave Mormaii 2025, campeonato de ondas grandes que vai até 28 de fevereiro de 2026, aguardando o momento certo para entrar em ação.
Realizado em parceria entre a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o Movimento Big Waves Brasil (BWB), a Fesporte e a Prefeitura de Laguna, o evento reforça a presença catarinense na rota mundial das ondas gigantes.
A abertura oficial da janela aconteceu ontem, durante o encerramento dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na Praia Mole, em Florianópolis.
“Algumas das maiores ondulações da história da Praia do Cardoso aconteceram em novembro. Existe uma grande possibilidade de realizarmos o evento ainda em 2025”, explica o coordenador de ondas grandes da CBSurf, Thiago “Jacaré”.
Além dos principais nomes do país, a competição terá representantes locais, como Rafael Becker e Vitor Serafim, que reforçam o peso da Praia do Cardoso no cenário das ondas grandes. “É o único campeonato que espero participar enquanto tiver braço. Representa uma vida dedicada ao surfe lagunense”, afirma Becker.
O CBSurf Big Wave Mormaii será disputado em um único dia, durante o auge de uma grande ondulação. Quando as condições ideais surgirem, a organização emitirá o sinal amarelo com sete dias de antecedência e o sinal verde quatro dias antes da competição.