Lagunense Mengálvio participou de evento realizado pelo Instituto Neymar Jr.
Ídolos eternos do Santos (SP), incluindo o lagunense Mengálvio Figueiró, participaram esta semana de uma conversa cheia de memórias e lições com os adolescentes atendidos pelo Instituto Neymar Jr., no Litoral paulista.
Eles relembraram os momentos de glória no futebol e destacaram a importância de disciplina, dedicação e foco nos estudos e nas atividades esportivas para o crescimento pessoal e profissional.
“Foi um encontro inesquecível, repleto de aprendizado e emoção. Foi um privilégio para nossos jovens recebê-los aqui”, declarou o instituto. Além de Mengálvio, participaram do encontro Pepe, Mané Maria e Abel Verônico.
86 anos
No dia 17 de outubro, Mengálvio completou 86 anos. O meio-campista era responsável pela marcação e armação de jogada, ao lado de José Ely Miranda, o Zito. Suas atuações discretas, porém eficientes, davam maior liberdade aos colegas de ataque, que confiavam em seu desempenho quando defendia a intermediária do Peixe. Pelé o definiu como “um jogador de grande habilidade, inteligente e dinâmico”.
Pelo Alvinegro Praiano, Mengálvio jogou entre os anos de 1960 a 1969, em 369 partidas, marcando 28 gols. Na Seleção Brasileira esteve em campo em nove partidas.
Atualmente, o lagunense é viúvo, tem três filhos e curte sua merecida aposentadoria, residindo em São Vicente (SP), e é um dos integrantes do grupo dos Ídolos Eternos do Santos.