Quinta edição de corrida por trilhas passará por Garopaba, Imbituba e Laguna
A corrida trail mais bonita do Brasil deve contar com a maior edição de sua história. O Desafio Rota da Baleia, que percorre trilhas nas praias de Garopaba, Imbituba e Laguna, está confirmado para 31 de agosto com distâncias de 80 km, individual ou por equipes de até oito corredores, além de provas de 40 km e 21 km.
As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento, www.desafiorotadabaleia.com.br. Além de ultra trail, individual, a corrida de 80 km oferece a possibilidade de corrida em duplas, quartetos e octetos. A largada é em Laguna, nos Molhes da Barra, passa por todas as praias de Imbituba e termina em Garopaba, na Praia Central, linha de chegada de todas as distâncias. A corrida de 40 km larga na Praia da Vila, em Imbituba, e a prova de 21 km inicia na Praia do Rosa.
Esta será a quinta edição do evento. Neste ano, o Desafio Rota da Baleia projeta superar os 400 participantes, média das edições anteriores. Deste total, mais de 80% já foi alcançado, com a confirmação de atletas de diferentes regiões brasileiras e também do exterior. Os percursos que apresentam as belezas do litoral sul-catarinense, incluindo praias e trilhas praticamente intocadas, são um convite e tanto aos corredores. Por isso, meses antes do desafio, a On Sports, organizadora da prova, registra inscritos do Uruguai e da Argentina.
“O desafio é uma corrida que fascina corredores de todos os níveis. Temos atletas que estão inscritos, por exemplo, por ser uma corrida trail com baixíssimo percentual de vias pavimentadas e trechos mais difíceis e técnicos. Por outro lado, temos equipes com iniciantes que se inscreveram pela diversão e também para curtir todas as paisagens do percurso”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports.
Pelo caminho
Inclusive, a edição deste ano do evento promete contar com um atrativo a mais durante o evento: as baleias-franca. Com a chegada antecipada dos animais aos mares do litoral sul de Santa Catarina, ainda em junho, aumenta a expectativa de mais avistagens na corrida.
Do percurso total, apenas 7% são em estradas pavimentadas. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.