Verdão do Oeste retorna à elite após cinco anos
A Chapecoense está de volta à elite do futebol brasileiro. A equipe do Oeste catarinense conquistou o acesso no fim de semana ao vencer o Atlético Goianiense pelo placar de 1 a 0, na Arena Condá, em Chapecó, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O gol do acesso foi marcado pelo lateral Walter Clar.
Para conquistar o acesso, a Chapecoense precisava vencer e torcer por um tropeço de dois adversários diretos, o que acabou ocorrendo. A equipe voltará a jogar a Série A do Brasileiro após cinco anos.
O Criciúma lutou até o fim e por um gol não conseguiu subir. O Tigre perdeu para o Cuiabá-MT, na Arena Pantanal, por 1 a 0. Um empate bastava para conquistar o acesso, mas que não veio a ocorrer.
JEC na Copa do Brasil
O Joinville garantiu vaga na Copa do Brasil de 2026 após a Chapecoense conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Com isso, abriu-se uma vaga extra pelo Campeonato Catarinense 2025, no qual o JEC terminou em quarto lugar.
Segundo a CBF, clubes da Série A têm vaga automática na Copa do Brasil. Como a Chapecoense já estava classificada por esse critério, sua vaga pelo Estadual passou ao próximo time da lista.
Assim, pelo Catarinense, ficaram com as vagas Avaí, Santa Catarina e Joinville. Também irão disputar a competição o Figueirense, campeão da Copa Santa Catarina; o Barra FC, campeão da Série D; e a própria Chapecoense, classificada por estar na elite nacional em 2026.