A atividade faz parte do projeto “Roteiro das Águas”, que integra educação, identidade cultural e desenvolvimento sustentável
Uma experiência prática está proporcionando uma imersão no turismo de Gravatal, destacando a famosa fonte de água termal que brota da rocha a 36°C e é reconhecida como uma das melhores do mundo.
A atividade faz parte do projeto “Roteiro das Águas”, que integra educação, identidade cultural e desenvolvimento sustentável.
Voltado para estudantes do 4º ao 9º ano, o roteiro inclui visitas à Secretaria de Turismo, à Fonte de Água Termal, além dos hotéis Termas, Internacional e Cabanas. Os alunos têm a oportunidade de aproveitar banhos nos balneários termais, passear pelo bosque e desfrutar de lanches cortesia oferecidos pelas hospedagens. Durante as atividades, contam com o acompanhamento de professores, guia turístico e equipe técnica do projeto.
“A parceria entre Educação e Turismo reforça a escola como agente de transformação, valorizando a identidade local e estimulando um turismo educativo e sustentável”, destacou a secretária de Educação, Andreia Asmann.
Para a secretária de Turismo, Manuela Gomes, o projeto também aproxima os moradores do principal atrativo da cidade. “Apresentamos aos estudantes o potencial das águas termais e toda a estrutura turística que é fundamental para a economia de Gravatal”, explicou.
Mais do que lazer, a iniciativa valoriza o patrimônio natural e cultural, promovendo a integração dos estudantes ao contexto socioeconômico da região.
O guia Fábio Mendonça ressalta o caráter didático do roteiro: “Adaptamos as informações históricas e técnicas para o nível dos alunos, tornando-os multiplicadores do conhecimento sobre as águas termais e o turismo”.
As atividades ocorrem no mês de agosto, nos dias 12, 19 e 26, com o apoio das equipes escolares e guias.