Cerca de 30 estudantes participarão da ação, que visa proporcionar condições de aprendizado aos discentes protetores
O Programa Protetor Ambiental (Proa), da Polícia Militar Ambiental, foi apresentado aos alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Santo André, de Capivari de Baixo.
Cerca de 30 estudantes participarão da ação, que visa proporcionar condições de aprendizado aos discentes protetores, por meio de atividades teóricas e práticas voltadas à preservação do meio ambiente e integração social.
O objetivo vai além de capacitá-los para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente e contribuir para a complementação da educação, aprimorando e ampliando o desenvolvimento intelectual e social.
“A premissa do programa é simples. Ninguém preserva o que não conhece”, explica a sargento PM educadora ambiental, Stefani Marcelino Souza.
Duas décadas
O Proa nasceu em Rio do Sul, em 1999. A iniciativa é regida pelo regulamento do Curso de Formação do Protetor Ambiental, que faz uma descrição do passo a passo das atividades e sua realização.
O Programa Protetor Ambiental foi reconhecido em fevereiro de 2013 pelo Comando Geral da Polícia Militar como um programa da instituição.
Encontros com alunos
Durante a formação, as crianças participam de 12 encontros que abordam diversos aspectos do meio ambiente, incluindo fauna, flora, água, poluição e destinação do lixo.