Os resultados mostram uma redução brusca na quantidade de candidatos com pontuação máxima na Redação
Santa Catarina não registrou nenhum estudante com nota 1.000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, uma conquista alcançada por apenas 12 alunos em todo o Brasil – sendo apenas um deles de escola pública, em Minas Gerais. Esse é o menor número de candidatos com nota máxima nos últimos 12 anos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
No Estado, 94,9 mil estudantes se inscreveram. Os resultados mostraram que 38 estudantes tiveram nota entre 980 e 1.000, sendo apenas dois da rede estadual. Já entre as notas 950 e 980, foram 585 candidatos, sendo 56 de escolas públicas estaduais.
Os resultados mostram uma redução brusca na quantidade de candidatos com pontuação máxima na Redação em todo o país: no ano anterior, foram 60.
Satisfatório
Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o resultado da média está acima do esperado. “Quando a gente tem a ampliação do número de alunos que participam do Enem, a expectativa é de que essa média [geral até diminua. Então a gente considera que foi até positivo, quando ampliamos praticamente de 2023 para 2024 em quase 900 mil novos inscritos, a gente aumenta a média geral”.