Programa busca a otimização do ensino em Gravatal
A Secretaria de Estado da Educação e o município de Gravatal celebraram uma parceria por meio do Programa de Otimização das redes municipal e estadual.
O programa consiste na melhoria do atendimento do ensino fundamental prestado na Escola Estadual Geraldina Maria Tavares, que até então era realizado pela rede estadual de ensino.
Com a assinatura do Termo de Otimização, o município acolhe os alunos da instituição já no ano letivo de 2025. Entre as condições estabelecidas para o acordo entre Estado e município estão: a permanência dos servidores efetivos do Magistério Público Estadual no município, a cessão de uso de bens imóveis, bem como mobiliário escolar (biblioteca e acervo, eletrônicos, ar-condicionado e demais móveis) e o repasse dos valores do Fundeb e Salário Educação.
“Encontramos no acordo uma possibilidade de fazermos uma escola modelo. Vamos oferecer ensino em tempo integral, propor novas atividades, manter atividades de contraturno com projetos como capoeira e empreendedorismo na escola. Pretendemos implantar o ensino da robótica e investir em metodologias inovadoras com uso de tecnologia. Tudo isso para melhorar a qualidade de ensino e o atendimento a esses alunos e elevarmos ainda mais o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explica o prefeito Clei Rodrigues.
Mudanças
Diante da municipalização da Escola Estadual Geraldina Maria Tavares, de Gravatal, os alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, passam a ser atendidos na Escola Estadual Antônio Knabben, a cerca de 500 metros do local, no Centro. Já os alunos do 1º ao 5º ano permanecem nas instalações da escola.
Novos alunos já podem se inscrever
Até sexta-feira estão abertas as matrículas para novos alunos na rede municipal de ensino. Pais ou responsáveis devem procurar a direção da escola mais próxima para informações sobre a documentação necessária para atendimento ao aluno para o ano letivo de 2025. As rematrículas são feitas via rede estadual de ensino e vêm sendo realizadas de forma on-line.
Em 2025, o município passa a implementar novos projetos e atividades gradualmente. Já o transporte escolar passa a ter novas rotas disponíveis desde o início do ano para atender os alunos do Centro e do Pouso Alto que passam a frequentar as aulas na Escola Geraldina Tavares.
Com a mudança, os alunos das escolas municipais Naíde Guedert Teixeira (Centro) e Joaquim Cardoso Duarte (Pouso Alto) vêm sendo matriculados nestas unidades escolares e no próximo ano passam a ocupar as instalações da Escola Geraldina. Nas instalações das escolas municipais permanecem apenas os alunos da educação infantil.
Outra mudança para o próximo ano acontece na Extensão Manoel dos Passos de Medeiros (Bela Vista), que passará por reforma. Por este motivo, os alunos matriculados nesta unidade passam a ser atendidos na Escola Naíde.
O remanejamento dos alunos da rede estadual e municipal levam em conta o critério de zoneamento. Ou seja, o aluno é atendido na unidade escolar mais próxima de sua residência, onde haja disponibilidade de vaga.