Alunos do 7º ano fizeram trabalho na disciplina de história
Uma aula diferente, com um toque teatral, foi realizada pelos alunos de 7º ano da Escola Manoel Rufino Francisco, de Tubarão. A atividade foi desenvolvida durante as aulas de História, com supervisão da professora Maria Salete de Faveri Brillinger.
Com o tema voltado às grandes navegações dos séculos XV e XVI, foi feito um recorte na história, introduzindo a pirataria, que surgiu nessa época. “Para estimular a curiosidade dos alunos, fizemos um recorte e destacamos o lendário Barba Negra, que comandava uma espécie de crime organizado nos mares”, explica a professora.
A expansão marítima europeia, ressalta a docente, foi um período de grandes transformações que mudaram o mundo. “Os europeus se arriscaram nos grandes mares desconhecidos para encontrar um novo caminho marítimo para o Oriente.
Além do ouro e da prata, as especiarias, como o cravo, a canela, o gengibre, a noz-moscada e a pimenta eram as queridinhas dos reinos. Outrossim, como não havia geladeiras para conservar os alimentos, eram extremante caras. Então, os alunos, além de interpretarem os personagens, fizeram uma demonstração das ricas especiarias”, diz Maria Salete. Os alunos Lucas Fernandes Rosa e Davi de Bem Comeli Nunes representaram os personagens Barba Negra e o indiano, respectivamente. Além da apresentação na própria sala de aula, eles ainda compartilharam o momento com outras turmas e a equipe gestora.
Jornal em sala de aula
Tubarão, através da secretaria de Educação, faz parte do programa Informando o Cidadão do Futuro, onde as escolas recebem as edições do DS para serem trabalhadas em sala. Posteriormente, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando ao hábito da leitura.