Atividades pedagógicas unem leitura, interpretação e produção textual em sala
Alunos do 4º ano de duas escolas de Armazém estão participando de projetos educativos que unem leitura, criatividade e análise crítica por meio do contato com jornais impressos.
As iniciativas fazem parte do programa DS Educação e têm como objetivo estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento da linguagem escrita.
Na Escola Municipal Antônio José Corrêa, sob a orientação da professora Jayne Rodrigues, os estudantes participam do projeto “Leitura Crítica em Jornal Impresso”, que busca formar leitores conscientes e atentos ao mundo ao redor. Os alunos analisam diferentes gêneros textuais do jornal, discutem os fatos apresentados e desenvolvem habilidades de argumentação e reflexão crítica sobre temas sociais.
Já na Escola Básica Antônio Diomário da Rosa, com as professoras Patrícia de Oliveira e Josilene Fortunato, o projeto “Descobrindo Tipos de Frases com Jornais” incentiva a compreensão e produção de frases afirmativas, interrogativas e exclamativas. A atividade combina leitura de jornais com recorte de imagens, permitindo que os alunos criem seus próprios enunciados de forma lúdica e prática.