Crianças participam do programa de horta escolar e aprendem mais sobre o plantio
Com o objetivo de incentivar os estudantes a conhecerem mais sobre o plantio, a Escola Professor Cleto da Silva, de Tubarão, iniciou o projeto “Plantando para o Futuro – Horta Escolar”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural.
De acordo com a diretora Eliane Pereira dos Reis Sandrini, os alunos estão construindo uma horta no ambiente escolar com práticas voltadas à proteção ambiental, incentivando hábitos e práticas saudáveis. “Eles aprendem a importância de adubar e cuidar do solo, preparando os canteiros para o plantio, cuidando das plantas e sementes e regando periodicamente”, afirma.
Além disso, eles ainda ajudam a remover ervas daninhas e observam o crescimento. “Estas atividades ajudam os estudantes a entenderem a responsabilidade e a paciência necessárias para cuidar de um ser vivo”, ressalta.
Programa
Tubarão, através da secretaria de Educação, faz parte do programa Informando o Cidadão do Futuro, onde as escolas recebem as edições do DS para serem trabalhadas em sala de aula.
Posteriormente, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando o hábito da leitura.