Atividade escolar contou com pinturas usando urucum, beterraba e café
Os alunos do Maternal I do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedra Santos de Souza, em Capivari de Baixo, fizeram uma imersão na cultura dos povos indígenas.
As experiências abriram uma janela para a riqueza cultural, possibilitando a compreensão de que todos os dias são dias dos povos indígenas.
A diretora da instituição, Sabrina Porto, relata que foi o momento de descobrir como eram feitas as tintas que os índios usavam para pintar o corpo. “Usamos elementos naturais como beterraba, açafrão, urucum, colorau e café – com intuito de extrair a tinta. A criatividade e interação fizeram desse momento de aprendizagem uma experiência extremamente significativa”, destaca.
Arte
Para as crianças do CEI, o aprendizado um pouco desconhecido foi com o urucum. O fruto faz parte da tradição indígena para utilização nas pinturas corporais de diferentes etnias.
Tanto as temáticas abordadas quanto as que estão previstas no calendário escolar da instituição contam com a participação de todos os colaboradores da unidade, que possuem papel fundamental no processo de aprendizagem.
Os povos indígenas do Brasil têm uma história de resistência e conquistas que precisam ser respeitadas e valorizadas. E, ao ensinar sobre a cultura indígena na escola, o professor pode ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo ao seu redor.