Alunos de escola em Capivari de Baixo lembraram o Dia da Consciência Negra
Como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, os alunos do maternal do CEI Maria de Lourdes, de Capivari de Baixo, tiveram algumas atividades especiais durante a semana. A intenção é valorizar a cultura afro-brasileira, trabalhando o tema em sala de aula.
De uma forma lúdica, os estudantes tiveram uma contação de histórias dos livros “História da Princesa Africana Nina” e “Menina Bonita do Laço de Fita”, e, posteriormente, confeccionaram a princesa africana com materiais recicláveis. As atividades foram desenvolvidas pelas professoras Andresa Marcolina, Laila Carolina Marcolina e Tainara Vargas dos Santos.
“O estudo da história e cultura afro-brasileira é um processo educacional extremamente importante na educação das crianças brasileiras, pois traz o entendimento da proximidade histórica e cultural do Brasil com o continente africano e, principalmente, incentiva o olhar e a valorizar a ancestralidade”, afirma a professora Andresa.
“E uma das melhores e mais divertidas formas de valorizar essa identidade e cultura é através das atividades lúdicas”, acrescenta Tainara.
Programa
A prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da secretaria de Educação, faz parte do programa Informando o Cidadão do Futuro, onde as escolas recebem as edições do DS para serem trabalhadas em sala de aula. Depois, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando o hábito da leitura.