23 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Aulas mais dinâmicas e atrativas com uso de jornais

Com o Diário do Sul, é possível trabalhar diversos conteúdos em sala

19/07/2024 11:09|Por Tatiana Dornelles

Com a tecnologia e o acesso constante a aparelhos celulares por crianças e jovens, uma das dificuldades enfrentadas diariamente pelos professores em sala de aula é justamente chamar a atenção dos alunos para os conteúdos. Assim, é necessário que o docente busque outras ferramentas pedagógicas, deixando as aulas mais atrativas, para que o estudante demonstre interesse e participe ativamente. 

Aulas mais dinâmicas, com o uso de tecnologias educacionais ou mesmo de outros tipos de materiais - que não sejam os convencionais livros didáticos, caderno e quadro - são essenciais. E uma dessas maneiras de prender a atenção dos estudantes é com o uso do jornal em sala de aula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jornal é uma fonte de pesquisa riquíssima, tanto de temas atuais a serem debatidos quanto de elementos que fazem parte do currículo de cada disciplina. Em Língua Portuguesa, por exemplo, professores do segundo ano do ensino fundamental dos anos iniciais podem usar o Diário do Sul para ensinar os alunos sobre as famílias silábicas, pesquisando palavras e, posteriormente, recortando e colando no caderno.

No pré-escolar, dá para aproveitar os exemplares para que os alunos procurem e recortem palavras que iniciem com determinadas letras do alfabeto. Para turmas de anos mais à frente, é possível trabalhar concordância, gêneros textuais, como crônica, relato, opinião e reportagem, uso da crase, pontuações, entre outros.  

Em Matemática, os docentes podem usar os jornais para explicar sobre os números e índices presentes em matérias de economia ou em gráficos, de acordo com a turma. Matérias com temas voltados à saúde e ao meio ambiente podem ser usados para debates durante disciplinas como Ciências e Geografia, enquanto em Arte vários elementos do jornal podem ser abordados em sala de aula: fotografia, design, diagramação, cores, linhas, entre outros. 

Segundo a diretorapresidente da Fundação Municipal de Educação da prefeitura de Tubarão, Anete Dacoréggio Volpato Wilbert, devido à abordagem ampla, com uma série de tópicos que podem ser utilizados em diferentes práticas, o uso dos jornais em sala viabiliza práticas educativas em todos os componentes curriculares, como História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Matemática e outros. “Oportuniza um trabalho interdisciplinar, vinculando o aprendizado a contextos e realidades próximas dos estudantes”, acrescenta Anete.

Através do projeto DS Educação - Informando o Cidadão do Futuro, a comunidade escolar também passa a ter acesso aos jornais. Após realizarem atividades em sala de aula, os estudantes podem levar os exemplares para casa, ampliando o acesso à informação e incentivando o hábito da leitura.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR