O concurso “Botinhos Recicláveis” reuniu alunos do Ensino Fundamental I e II da rede municipal
Com foco em educação, cultura e sustentabilidade, o concurso “Botinhos Recicláveis” reuniu alunos do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de Laguna na criação de esculturas do tradicional personagem ambiental e cultural da cidade: o boto pescador.
Inspirada no tema “Boto, símbolo de Laguna: arte, cultura e sustentabilidade”, a proposta desafiou os participantes a confeccionar as obras utilizando materiais recicláveis.
O projeto foi lançado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, também como forma de homenagear o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador.
Em 28 de julho, um grupo técnico formado por representantes das secretarias e fundações envolvidas fez a avaliação final, considerando criatividade, originalidade, uso de materiais reaproveitados e relevância educativa e ambiental.
O primeiro lugar ficou com o Boto 3, da Escola de Educação Básica Professora Marilza Lory de Barros (Bentos).
O segundo lugar foi para o Boto 14, da Escola de Educação Básica Nininha Guedes dos Reis (Barbacena), e o terceiro para o Boto 13, da Escola de Educação Básica Francisco Zezuíno Vieira da Ponta da Barra – Anos Iniciais.
Também foram premiados o Boto 4, da Escola de Educação Básica Comandante Moreira, e o Boto 9, da Escola de Educação Básica Custódio Floriano de Córdova.