Atividades envolveram 1º e 5º ano da Escola Geraldina Maria Tavares
O programa DS Educação continua promovendo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas de Gravatal, estimulando a aprendizagem de forma criativa e significativa. Na Escola Geraldina Maria Tavares, as turmas do 1º e 5º ano integral participaram de atividades que integraram leitura, reflexão e produção de conteúdos a partir de jornais impressos recebidos semanalmente.
Criatividade em ação
No 1º ano integral, a professora Yanka de Oliveira conduziu uma atividade que trabalhou a habilidade, cujo objetivo era comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e destacando a importância do respeito, acolhimento e valorização das diferenças.
Para isso, os alunos utilizaram jornais para recortar imagens de pessoas com variados traços físicos, colando-as posteriormente em seus cadernos. A prática proporcionou um momento de reflexão sobre as singularidades de cada indivíduo, além de estimular a coordenação motora, a atenção e a criatividade dos estudantes.
Já a turma do 5º ano teve a oportunidade de revisar conteúdos de Língua Portuguesa estudados durante o primeiro trimestre. Com o auxílio do jornal, os alunos foram desafiados a identificar palavras no plural, substantivos próprios e artigos definidos e indefinidos, tornando a leitura mais dinâmica e contextualizada.
A atividade permitiu que os estudantes aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, reforçando a compreensão gramatical de forma prática e divertida.
Segundo a coordenação, ações como essas contribuem para formar não apenas leitores críticos e criativos, mas também cidadãos conscientes e respeitosos, capazes de valorizar a diversidade e se expressar de maneira clara e contextualizada. “O jornal se torna muito mais que um veículo de informação, ele se transforma em um recurso pedagógico que conecta conhecimento, cultura e prática social, promovendo uma aprendizagem completa para todas as turmas envolvidas”, finaliza.