Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!
A Universidade de Stanford, dos EUA, realizou um experimento cujos resultados foram muito interessantes. Os neurocientistas escolheram 20 pessoas que tomam vinho regularmente e colocaram nelas um scanner de ressonância magnética. O objetivo era, pelo scanner, analisar as reações cerebrais, através da leitura do córtex orbitofrontal, onde as sensações de satisfação e prazer são mais sentidas pelo ser humano.
As 20 pessoas teriam que experimentar 3 tipos de vinho, dispostos em 3 garrafas distintas. A elas foi dito que deveriam avaliar qual era o vinho melhor. Nas garrafas não havia rótulos, mas havia uma etiqueta de preço em cada uma. A primeira marcava 15 dólares, a segunda 45 e a terceira 120 dólares.
Iniciou-se o teste e os participantes começaram a beber do vinho oferecido. Eles só não sabiam é que todas as garrafas continham o mesmo vinho, um vinho bem comum produzido na região onde o teste foi feito.
Surpreendentemente, ao consultarem os resultados dos scanners, os cientistas constataram que 100% dos participantes tiveram muito mais estímulos naquela região do cérebro responsável pela satisfação e prazer quando tomaram o vinho da garrafa com a etiqueta de preço maior.
O resultado do experimento americano não deve ser analisado só sob a perspectiva da enologia. É possível avaliar também muitas ações e atitude de nós todos, em nossas vidas.
No nosso dia a dia, as nossas reações, os nossos sentimentos, nossas emoções e até o sabor do que experimentamos não são determinados só pelos fatos, mas também pelo senso de valor que a gente coloca naquilo.
Vamos sentir cada vez mais prazer e satisfação naquilo onde colocarmos a nossa etiqueta com o maior valor. Tem quem coloque sua etiqueta de maior valor num grande e luxuoso evento do qual participou, mas tem quem coloque valor equivalente no simples fato de abrir a janela de manhã e ver que o sol está brilhando lá fora.
Respire
Teoricamente nós só temos 2 minutos de vida ou menos. Este é o tempo que aguentamos sem respirar. Mas cada vez que respiramos o placar é zerado e nós nascemos de novo. E se temos estas milhões de chances, não dá para viver sem alegria, sem entusiasmo, sem amor, sem tesão, sem respeito, sem gentileza, sem conversa, sem fé, sem abraço...
Tá na égua
“Fala mais que o homem da cobra”:
Fala muito. Referência aos mascates, especialmente vendedores de elixir, que anunciavam e vendiam seus produtos nas praças de Tubarão e que, frequentemente, traziam uma cobra domesticada que mostravam ao público no final da apresentação.
Tocando
Neste tempo todo “coisado” que estamos vivendo, eu estou tocando a minha vida igual se toca saxofone. Não faço a menor ideia de como se toca saxofone...
Coveiro
Perguntaram a um senhor, que tinha como profissão ser coveiro, porque ele era tão magro, mesmo sendo um inveterado comedor de doces e açúcar.
Ele respondeu: É que eu como açúcar, mas cavo...
Viagem
O maridão foi fazer um curso no exterior. Ficaria fora por 6 meses. Ao se despedir da esposa, essa lhe recomenda:
- Não esquece de mandar notícias toda semana, viu?
E o marido:
- Amor, você prefere notícias por e-mail, por carta ou por telegrama?
A mulher tira suas dúvidas respondendo:
- Por pix.
Serginho
Meu irmão de vida, Sérgio Moreira de Souza, ainda celebrando o aniversário, recebendo o carinho das suas meninas e da gente aqui.
Jornada
O amigo Dr. Luciano Jornada, ainda recebendo cumprimentos pelo aniversário. Parabéns, maninho!
Olavio
O ex-prefeito e gente da melhor qualidade, Olavio Falchetti, aniversariando hoje. Parabéns!
Celebrando
Amigo Carlos Roberto Salvador, celebrando idade nova. Parabéns!
Frase solta, que deveria estar presa:
“Gosto de coisas difíceis. Para as coisas fáceis, geralmente tem fila.”