Terça-feira, 18 de março de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

10/02/2025 06:00

Sabores

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

De vez em quando nossos sentidos nos levam a recordar a infância, não é mesmo? Quem já não voltou no tempo ao ver uma cena, sentir um aroma, ouvir uma música?

Mas o melhor jeito de embarcarmos em viagens de volta à infância é, com certeza, através dos sabores, principalmente quando sentimos o gosto de uma guloseima que devorávamos outrora e que não existe mais.

Em tempos de comida balanceada, controle de calorias, zero açúcar, zero sódio, zero lactose, zero glúten, fica difícil imaginar a farra que era saborear um pirulito Zorro, famoso entre as crianças dos anos 70 e 80. O Zorro tinha o pauzinho de madeira, que quase sempre quebrava, e o doce tinha uma consistência nada macia. A embalagem grudava no produto, tinha de chocolate e de morango (como quase tudo naquela época), era doce pra caramba, mas era muito bom. O troco da venda quase sempre era transformado em um Zorro.

Na seara dos doces, convém lembrar também de outros sabores inesquecíveis, como o das balas Soft, aquelas com as quais a gente engasgava e quase morria, mas sempre tinha algumas no bolso, o Azedinho Doce de morango, o Caramelo de Leite da Nestlé, o Chocolate Surpresa com figuras de animais e os chicletes Ploc e Ping-Pong, que as mães só deixavam a gente experimentar depois de grandinho, pois não podia engolir, já que “grudava nas tripas”.

Tinha também os guarda-chuvinhas que eram pura gordura e o politicamente incorreto Cigarrinho de Chocolate ao Leite da Pan, que hoje não ficaria mais de um dia nas prateleiras e certamente seria motivo de passeatas e manifestações. Sem falar naqueles “sucos” que vinham numa embalagem plástica em forma de carrinho, fruta ou personagem infantil, que tinham um gosto horroroso, mas a gente tomava, às vezes até sem colocar na geladeira.

Enfim, são tantos os sabores da infância que outro dia a gente volta ao assunto aqui. E, se você lembrar de mais algum, passa um whats. Quem fizer contato primeiro ganha um Ki-Suco de groselha.


Sonho
“Sua visão só se tornará clara quando você puder olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta”. Carl Jung.

Leitura
Se me perguntam o que fazer para ter o hábito da leitura eu digo: nada! Leitura não é pra se ter hábito. Tem que ter hábito de escovar os dentes, arrumar a cama, comer verdura... Leitura é prazer! Não se abraça uma amiga, um amigo, por hábito, abraça-se pelo prazer de encontrá-lo, de senti-lo. Não se beija a mulher ou o homem amado por hábito, mas por amor. Ao ler um bom livro você sente prazer e até amor. Se for todo dia, será um prazer diário, mas nunca apenas um hábito.

Carro elétrico
Dia desses, num posto de combustível, um conhecido que tem um carro elétrico e que vive enaltecendo sua aquisição, com ar superior veio me perguntar quanto eu gastava para encher o tanque. Eu respondi: quatro minutos! Não vi mais ele...
 

Celebrando
Final de semana foi de festa para celebrar o aniversário do empresário Anderson Sandrini Botega, aqui com a sua amada, Tatiana.
 

Gerações
De aniversário hoje a querida Rute Michels Meneghel, na foto com a mãe, filha e neta, representando 4 gerações desta família de mulheres belas e fortes. Parabéns!
 

Data querida
O ex-prefeito Joares Ponticelli, que recentemente formou-se em Direito pela Unisul, celebrando hoje mais um ano de vida. Parabéns!


Frase solta, que deveria estar presa:
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê, mal sente”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR