Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
A Academia Tubaronense de Letras é a entidade literária máxima da cidade de Tubarão, exercendo papel fundamental no apoio e cultivo das letras. Foi fundada no ano 2000, por iniciativa de 19 escritores tubaronenses e hoje possui 30 cadeiras, das quais 24 são ocupadas por membros titulares (sendo sete eméritos) e seis cadeiras vacantes.
A ACATUL tem sido tema de algumas notas e notícias nossas por aqui, mas hoje, com muita satisfação, vamos discorrer um pouco sobre a ocupação de três das cadeiras vacantes da instituição, por escritores devidamente indicados, eleitos e aprovados para tal, entre os quais este humilde escriba foi incluído.
A cerimônia de posse ocorre na próxima quarta-feira, dia 30, às 19h30, no auditório da ACIT, dirigida pela escritora Marilene da Rosa Lapolli, presidente da instituição.
Os novos membros da Academia serão os tubaronenses:
AURICÉLIO COSTA, 59 anos, presbítero católico, professor, graduado em Filosofia pela FEESC, Teologia pelo ITESC e em Música pela UDESC. Desenvolve diversas atividades culturais, com destaque para o longa metragem Albertina, onde foi roteirista e coordenador. É autor das obras: Imaruí do Senhor dos Passos. Editora São Joaquim: 2003; A nossa história do nosso jeito. Editora Humaitá: 2005; Terezinha da Silva Alves – Uma história de fé, superação e caridade. Editora Soller: 2022.
MARLENE RODRIGUES BRANDOLT, 71 anos, professora e pesquisadora, tem doutorado e pós-doutorado em Literatura pela UFSC e pós-doutorado em Literatura pela UNISUL. É membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Santa Catarina e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB. Possui trabalhos poéticos em coletâneas e participa, com outras ajebianas, do projeto “Poetas Anônimas”, com lançamento de livro previsto para este ano.
RAMIRES SARTOR LINHARES, 58 anos, assessor de imprensa, cronista, professor, relações públicas formado Pela UNISUL e graduado em Comunicação Institucional pela mesma universidade. É autor dos livros: A égua do Alonso e outros termos e expressões de Tubarão e região. Editora Perito: 2017; Tubarão: Do grande cacique aos grandes líderes. Prefeitura de Tubarão / Copiart: 2022; A Égua 2. Editora I Livro You: 2022; Bom-dia, Boa-tarde, Boa-noite, conforme a ocasião. Editora I Livro You: 2022.
Os novos “imortais” agradecem a confiança dos membros da ACATUL e almejam uma profícua atuação no seio da nossa entidade mater das letras tubaronenses.

Transamazônica
Um time de corajosos empresários e profissionais de Tubarão e região, amantes de veículos off-road e a maioria membros do Jeep Club Tubarão, começou neste final de semana mais uma aventura, e dessa vez não estão para brincadeira. O grupo, organizado pela agência Paixão Off-road, vai cumprir uma expedição pela rodovia Transamazônica, cheia de obstáculos e adrenalina. Durante a semana vamos tentar mostrar a galera por aqui.
Papo de Chefe
- E daí? Você dá conta?
- Sim, só preciso chorar primeiro...
Problemas
Quando eu era criança eu achava que areia movediça e plantas carnívoras seriam grandes problemas na minha vida.
Sabia de nada...
Asas
- Passarinho, quando você teve certeza que podia voar?
- Eu não tive certeza, tive coragem.
Vida
A vida é sopa! Mas a gente tá quase sempre de garfo.

Niver Duplo
O amigo Sonio Scheper, que junto com a filha caçula, Olívia, celebraram aniversário no final de semana, recebendo o carinho da Ina, da Sofia e da gente aqui. Parabéns!

Os Acadêmicos
Os escritores Padre Auricélio, professora Marlene e este colunista, novos membros da Academia Tubaronense de Letras.

Data querida
A Dra. Irma Uliano Effting de Moura, filha da procuradora Patrícia Effting, celebrou mais um ano de vida no final de semana. Parabéns, querida!