Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

29/10/2024 06:00

Morrer é ridículo

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Tomo emprestada boa parte da ótima crônica do jornalista Pedro Bial para abrir a nossa coluna de hoje:

“A morte, por si só, é uma piada pronta. Morrer é ridículo.

Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e no meio da tarde morre. Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente?
Não sei de onde tiraram esta ideia: morrer.

A troco? Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu.

De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinquente que gostou do seu tênis.
Qual é? Morrer é um clichê.

Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida. Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas. Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.

Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu.

Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer.

Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas e mulheres magras e morre num sábado de manhã. Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito.

Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas.
Só que esta não tem graça”.

Palestra

Fazendo parte das celebrações da Semana do Livro e da Biblioteca, a Academia Tubaronense de Letras promove hoje, às 19h30, na sede da entidade, a palestra “Plágio, uma questão de ordem ética”, proferida pelo professor e escritor Arilton Teixeira.

Troco

No quartel, o general dirige-se a um soldado e pergunta:
- Você tem troco para cem?
- Claro, meu chapa! – responde prontamente o soldado.
- Isso não são modos de dirigir-se a um oficial! – revolta-se o general. – Vamos tentar novamente: 
- Recruta, você tem troco para cem?
E o soldado, com voz firme e em continência:
- Não, senhor!
 

Visita

Alunos do ensino médio do Colégio Coração Feliz, estimulados pela “tia Cris”, professora de artes, estiveram visitando as exposições e o acervo do artista Willy Zumblick, no Centro Municipal de Cultura de Tubarão, acolhidos pelo professor Geraldo Corrêa.
 

Beto Bola

Celebrou aniversário ontem o meu amigo Carlos Alberto Zim, o Beto Bola. O cara que sabe tudo de eventos e é o dono da Top Bannda, super profissional e gente boa de montão. Parabéns! 
 

Celebrando

O chef Aliazar Zim recebendo o carinho da família e amigos pela passagem do aniversário. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR