Terça-feira, 18 de março de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

12/02/2025 06:00

Mausoléu

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Outro dia, conversando com um amigo dos mais astutos, o assunto recaiu sobre o termo “mausoléu”. Ambos sabíamos o significado, mas ele sabia mais, sabia a origem do termo, o que veio ao encontro da crônica escrita aqui semana passada, sobre o “DNA” das palavras. Pois bem, a origem do mausoléu virou crônica também.

Mausoléu nada mais é que uma tumba, no entanto, construída quase sempre de forma imponente e que serve para guardar o corpo ou restos mortais de alguém importante. 

Os mausoléus tornaram-se populares através dos tempos. Existem vários famosos, desde as “mastabas”, que serviam de túmulos aos faraós do Egito, passando pelas pirâmides, até o Taj Mahal, na Índia, construído pelo imperador Shah Jahan em memória de uma de suas esposas, que se tornou uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Em diversos países existem mausoléus conhecidos, geralmente guardando a memória de grandes líderes, reis, rainhas, presidentes. No Brasil, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, está o Mausoléu Imperial, onde se encontram os restos mortais do imperador Dom Pedro II. Aqui na nossa cidade, junto à Catedral Diocesana, está o mausoléu do comerciante e vereador João Teixeira Nunes, que doou terras para a construção da primeira igreja matriz e é por muitos considerado o fundador de Tubarão.

Mas vamos à origem da palavra mausoléu. O termo deriva de “Mausolo”, nome de um importante governante do antigo Império Persa, que morreu em batalha no ano 353 a.C., na cidade de Halicarnasso, transformada em capital dos seus domínios.

Ainda em vida, Mausolo e sua esposa, Artemísia, mandaram construir uma exuberante tumba, que serviria para descansar seus corpos após a morte. A tumba, projetada para mostrar o quanto o governante e sua rainha foram ricos, foi construída pelos mais qualificados artistas da época e, com a utilização do nome de Mausolo, passou a ser sinônimo de construções que homenageiam falecidos importantes. O Mausoléu de Halicarnasso foi considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Altos da Serra
Na próxima semana, a Weber Cidades inaugura mais um espaço fantástico no já aclamado Condomínio Rural Altos da Serra, em Bom Jardim da Serra. A Casa do Imigrante Italiano homenageia os 151 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil. O espaço oferece uma experiência exclusiva para seus visitantes, com capacidade de hospedagem de até 10 pessoas, em uma ampla área de convivência. A casa se junta a outros empreendimentos no local, como a Casa Holidays, Casa do Churrasco e Casa do Vinho. Na imagem, o empreendedor Fernando Weber e sua esposa, Flávia, contemplando o lugar.

Novo livro
“A Menina Que Queria Ser Tudo” é o novo livro da escritora tubaronense Edla Zim. A autora faz o lançamento da obra amanhã, dia 13, às 19 horas, no Museu Ferroviário de Tubarão. O livro, o sétimo lançado por Edla, tem texto bilíngue e provoca o leitor para um mergulho em um mundo de imaginação, onde a inquietação é a peça-chave da vida intensa da protagonista, Nina. Junto ao evento, ocorre também a abertura da exposição “Todas as histórias que habitam meu coração”, com curadoria da museóloga Silvana Silva de Souza, com mostras dos projetos pedagógicos, mediação e contações de histórias nos colégios e escolas por onde a escritora passou.

Monge
- Ó sábio monge, me responda: quem faz terapia tem problemas?
- Todo mundo tem problemas. Quem faz terapia está a fim de resolver os seus.

Papo de Estudante
- O próximo, por favor.
- Sou eu. Por favor, me cobre só esse par de meias, moça.
- Mas e as outras coisas da cestinha?
- É que eu sou estudante e estudante só paga meia...

Sobre Disputa...
“Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, porque você irá perder um amigo; por outro lado, se dois estranhos pedirem o mesmo, aceite, porque você irá ganhar um amigo” - Santo Agostinho.

Esportes
O professor Glauco Moretti, que sabe tudo de esportes, desde hoje é nosso colega aqui no Diário do Sul, escrevendo diariamente sobre o assunto. Sucesso, amigo!

Mulher
A vereadora Paula Anacleto, recebendo das mãos do presidente Felipe Tessmann a sua nomeação como procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Tubarão. Vem aí um bom trabalho! 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR