06 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

26/04/2024 06:00

Mandatários II

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Vamos continuar com o nosso papo sobre os mandatários de Tubarão.Primeiro uma correção: ontem falei que foram 59 cidadãos que passaram pelo comando do município, mas na verdade foram 60, em 46 gestões administrativas.

Dos 60 mandatários, quatro foram presidentes da Câmara, também chamados intendentes, com poderes de administração, no período imperial, e três foram vice-presidentes da Câmara, que viraram presidentes. Tivemos apenas 18 chefes do poder executivo que foram eleitos por voto popular.

Nove foram nomeados mandatários por outras esferas de governo. Houve em um tempo a figura do substituto legal escolhido pelo titular eleito, foram sete mandatários que chegaram ao poder nesta condição. Tivemos ainda 15 presidentes do Legislativo assumindo o executivo em substituição temporária do titular e dois eleitos prefeitos pela Câmara, incluindo aí o atual, Jairo dos Passos Cascaes. Quatro mandatários foram efetivados no cargo por falecimento do titular e dois efetivados por renúncia do titular.

Tivemos neste tempo, quatro mandatários que faleceram no exercício do cargo e três que renunciaram para serem candidatos ou ocuparem cargos maiores.

O prefeito a assumir o cargo com menor idade foi Walmor Otávio de Oliveira, que nasceu em 1923 e foi nomeado prefeito em 1947, quando tinha 23 anos. Já o que assumiu com maior idade foi Alexandre Coelho de Sá, que nasceu em 1873 e foi nomeado prefeito em 1945, com 71 anos.

Quem ficou menos tempo no cargo de prefeito foi o vereador Ronério Cardoso Manoel, que assumiu no impedimento do prefeito Carlos Stüpp e do vice Ângelo Zabot, no dia 12/02/2003, ficando por cinco dias, até o dia 17/02. Já o campeão disparado em tempo como administrador do município foi o coronel João Cabral de Mello, que foi presidente da Câmara (1883/1885), intendente nomeado (1890/1891) e superintendente eleito em cinco oportunidades: 1891/1895, 1895/1898, 1899/1902, 1903/1906 e 1907/1910. Cabral comandou o município por mais de 22 anos.

Semana que vem voltamos ao tema. Aguarde!
 

Visita

Esta semana o Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick recebeu muitos visitantes, seja para os eventos do programa Olha a Arte, seja para as visitas de estudos, que estão cada vez mais frequentes por lá. Uma turma de estudantes muito animados foi a do curso de Publicidade e Propaganda da Unisul. Eles fizeram uma imersão nas obras de Willy Zumblick, para uma experiência de análise estética e simbólica. A visita foi conduzida pela professora Heloisa Juncklaus Preis Moraes, da disciplina Linguagens e Relações Estéticas.

Direito

Professor de Direito, amigo nosso, jura que a matéria não é tão complicada assim. Ele prova, analisando esta situação corriqueira do cotidiano de uma família:

- Pai, o Clebinho pegou meu brinquedo e não quer devolver! (Petição inicial).

- Clebinho, venha aqui e me conte o que aconteceu... (Citação do réu).

- Pai, a Mariazinha está mentindo. (Contestação). O Jorginho viu tudo. (Arrolamento de testemunha).

- Pai, eles são amigos. O Jorginho vai falar só o que o Clebinho mandar. (Impugnação de testemunha).

- Clebinho, devolva o brinquedo! (Sentença).

- Ah! Vou contar tudo pra minha mãe. (Apelação para instância superior).

Idade
A idade vai chegando e quando a gente começa a falar dos males que sente parece um narrador, na Data Fifa, dando a escalação da Sérvia: Burcíti, Tendiníti, Labirintíti, Grastíti, Artríti...
 

Sheik Chic

Mais um casal super do bem, flagrado em uma recente festa à fantasia. Aldo e Simone Guzatti esbanjando alegria e estilo.

Challenge

Vem aí o Challenge Bike Amurel. Um super desafio para quem gosta de sair por aí com a sua bike, mas prepare-se, o negócio é pesado. São até 1.500 quilômetros para serem rodados de 25 de maio a 29 de junho, cumprindo as rotas estabelecidas e passando pelos checkpoints, inclusive um “perdido”. A competição tem diversas formas de premiação e a organização é da Lifeaholics, sob o comando da competente Diana Junqueira. Inscrições no sympla.com.br.

Tá na égua

“Mandraque”. 
Expressão que fazia parte de uma brincadeira infantil, comum na região. Quanto era dita a uma pessoa, esta deveria ficar imóvel.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR