04 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

25/04/2024 02:51

Mandatários I

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Abril já vai chegando ao fim e cada vez mais estamos ouvindo e participando das discussões políticas que envolvem as eleições deste ano. Em outubro vamos escolher o novo prefeito e os novos vereadores da cidade.

Desde 1870, quando Tubarão virou município, desmembrando-se de Laguna, de tempos em tempos, conforme a legislação eleitoral, novos governantes são escolhidos e deles depende os rumos que a cidade toma.

O município de Tubarão, desde a emancipação, teve oficialmente 45 gestões municipais. Foram seis gestões através do Poder Legislativo, com a Câmara Municipal cumprindo um papel duplo, onde o presidente era o administrador da cidade. Nas outras 39 gestões, foi o Poder Executivo que cumpriu o papel de administrar o município.

Desde o Brasil Império, período em que o município nasceu, as administrações municipais atravessaram oito regimes político/administrativos do país, com sete cartas constitucionais: Período Imperial (Constituição de 1824); República Velha (Constituição de 1891); Segunda República – Governo Provisório; Segunda República – Governo Constitucional (Constituição de 1934); Estado Novo (Constituição de 1937); Quarta República (Constituição de 1946); Regime Militar (Constituição de 1967); Nova República (Constituição de 1988).

Ao todo, 59 cidadãos passaram pelo comando do município de Tubarão, nas 45 gestões administrativas. Todos homens e somente 18 destes foram efetivamente eleitos por voto popular, como vai acontecer agora em outubro.

Amanhã a gente continua este assunto, tá?

AFUNDAR

Navios não afundam por causa da água que está ao redor deles. Navios afundam por causa da água que está dentro deles. Somos nós, amigo leitor, navios que navegam em busca de um horizonte sonhado e imaginado, de um porto seguro, de um destino diferente e melhor. Não podemos permitir que o que acontece ao nosso redor invada o nosso interior a ponto de nos fazer afundar e impedir nossa jornada.

CULTURA

Já que estamos falando do assunto, o Conselho Estadual de Cultura vai se reunir de forma descentralizada no próximo sábado, na vizinha cidade de Pedras Grandes. A reunião acontece durante a 3ª Festa da Colônia Azambuja 1877, que está movimentando a cidade. Na reunião, os representantes dos órgãos municipais de cultura da região e da sociedade civil poderão apresentar ao conselho suas demandas na área cultural. Já a Festa da Colônia Azambuja, que tem vasta programação cultural e gastronômica, inicia nesta sexta-feira e vai até domingo, ocorrendo no mesmo local onde chegaram os pioneiros italianos em 1877.
 

AGORA É HIPER

A jornalista Magda Martins, com importante carreira no rádio tubaronense, está de casa nova! Agora é responsável pelo microfone do jornal matinal da Hiper FM, ao lado de Niltinho Veronesi. Sucesso, garota!

ACADEMIA

Amigo meu lá do principado do Humaitá de Cima, convencido pela esposa, enfim foi pra academia. Chegou na BodyStation e foi recebido por uma mulher bonita, corpo malhado, super animada, que lhe disse:
- Sou a Giovana, sou personal trainer, posso fazer o seu treino?
Ele respondeu:
- Pode!
E foi embora. Prometeu que semana que vem volta lá pra ver como a moça está indo.
 

SEXTOU

A Fundação Municipal de Cultura de Tubarão promove na próxima sexta, dia 26, mais uma edição do Sextou Cultura. O evento multicultural terá no palco, na praça Walter Zumblick, dança do estúdio Sônia Severo, pole dance artístico, dança ritmos com o professor Pigue, Lira Tubaronense e a banda Ara Dois. Durante o evento, que vai das 17h às 23h, haverá feira de artesanato, cervejarias, produtos coloniais, comidinhas e a Feira Literária Local, com a presença de escritores tubaronenses. A exposição “Jorge/Ogum – O senhor dos caminhos”, as fotografias do dr. José Warmuth e as imagens da enchente de 1974 continuam rolando no CMC.

SÚPLICA

Você recebe diariamente pedidos e súplicas de seus familiares, aí na sua casa, certo? Você geralmente, antes de atender tais pedidos, avalia, mede as consequências, argumenta, conversa, esclarece os pontos, para enfim dizer sim ou não à solicitação. Só tem um pedido de familiar que você atende, ou ordena para que seja atendido imediatamente. Trata-se de uma súplica feita por uma necessidade surgida de uma falta de planejamento, que ocorre em todos os lares, pelo menos uma vez na vida. A súplica, que não permite apelações, você ouve sempre através de uma porta, atrás da qual está o interlocutor, que com voz forte e desesperada grita: Paaapeeel!

PAPO FILOSÓFICO

- Hoje tá difícil, vou ter que tomar uma pra relaxar!
- Mas, Sigmund, não podemos publicar isso...
- Coloca assim, então: É impossível enfrentar a realidade o tempo todo sem nenhum mecanismo de fuga!

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR