Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

30/01/2025 06:00

Ghandi

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Em 1948, no dia 30 de janeiro, há 77 anos, era assassinado em Nova Déli um dos homens mais citados no mundo quando o assunto é verdade e paz.

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, na Índia, e teve uma vida de lutas, liderando movimentos libertários em seu país e na África do Sul. Gandhi saiu de seu país para estudar na Inglaterra, desafiando aspectos do regulamento de sua casta, tornando-se advogado.

Formado, Gandhi voltou à Índia, mas por deveres profissionais acabou indo para a África do sul, onde permaneceu por vinte anos, também defendendo a minoria hindu, seu povo.

Ficou conhecido como “Mahatma” Ghandi, um título que em sânscrito quer dizer “venerável” ou “de grande alma”. Não bebia nada que contivesse álcool, não comia carne e, mesmo casado aos 13 anos, de acordo com sua cultura, preferiu o celibato na maior parte de sua vida, depois de ter seus 4 filhos.

Mahatma Gandhi criou e liderou o Satyagraha, um movimento que pregava a não violência e a desobediência civil, que foi responsável por grandes vitórias políticas nos dois países onde lutou. A filosofia do movimento rejeitava a força bruta e sua opressão e declarava que através da força da alma e do amor é que se mantinha a unidade das pessoas, em paz e harmonia.

Através do Satyagraha, Gandhi também liderou movimentos na Índia, que culminaram com a independência do país.

Em suas lutas, Gandhi utilizou do jejum por diversas vezes como forma de protesto pacífico. Foi preso várias vezes pelas forças governamentais, mas quase sempre solto pela pressão popular, que cada vez mais o tratava como um ser superior. Em seus 79 anos de vida experimentou também a vida simples no campo, longos períodos de meditação e leituras religiosas e o constante auxílio aos menos favorecidos e doentes.

Mesmo tímido e de gestos simples, contribuiu com ensinamentos e escritos importantes sobre a vida, a busca da verdade e a luta contra o racismo e a discriminação. Algumas frases atribuídas a Gandhi ganharam o mundo: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”; “A alegria está na luta, não na vitória propriamente dita”; “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.”
 

Janeiro
Eu já sabia que 2025 teria 365 dias, só não sabia que seriam todos em janeiro...
 

Celebrando
Parabéns à amiga Milane Ballmann, celebrando aniversário hoje, sob o carinho do marido, Fábio Ballmann. Felicidades!

Niver
A querida Patrícia Meurer, ainda celebrando o aniversário, abraçada pelo marido, Fernando Vechi. Parabéns!

Escolhidos
Na semana que passou tivemos novidades que envolveram o governo municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão. O prefeito Estêner Soratto chamou o, até então, executivo da CDL, Felipe Antunes Nascimento, para ser secretário municipal de Planejamento. Já a presidente da CDL, Karen Fernandes, chamou o líder lojista Walmor Jung Júnior para ser o novo executivo da CDL. Em ambos os casos certamente um bom trabalho será realizado, visto a comprovada competência dos escolhidos.


Frase solta, que deveria estar presa:
“Não sei o que tá pior: abrir a carteira ou subir na balança”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR