Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

22/04/2025 06:00

Francisco

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

“Somos portadores de uma grande riqueza, que depende daquilo que somos: da vida recebida, do bem que há em nós, da beleza intangível com que Deus nos dotou, porque fomos feitos à Sua imagem, cada um de nós é precioso a seus olhos, único e insubstituível na história.”

Abrimos nossa coluna desta terça-feira, depois de alguns dias de feriado, com um pensamento do Papa Francisco, cuja notícia da morte, na manhã de ontem, comoveu o mundo.

O argentino Jorge Mário Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano e muito querido dos brasileiros. Não só pela proximidade, mas pela vida que levou no país vizinho, Bergoglio tinha muito a ver com os brasileiros, especialmente do Sul.

Ele nasceu em uma família de imigrantes italianos. Seu pai, Mario, era contador e empregado de uma ferrovia, e sua mãe, Regina Sivori, era dona de casa, dedicada à criação dos cinco filhos. Primogênito do casal, Bergoglio se formou como técnico químico e, mais tarde, entrou no seminário diocesano de Villa Devoto. Em 1958 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus, fazendo sua profissão perpétua como jesuíta em 1973. Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969. Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1998 e cardeal em 2001. 

Marcado pela simplicidade e proximidade com as pessoas, era visto andando de transporte público durante os anos de seu ministério episcopal, morava em um apartamento e gostava de preparar seu próprio jantar.   

“Não se esqueça dos pobres” - foi essa frase que, dizem, o falecido cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes teria dito a Bergoglio, que estava ao seu lado no conclave, em 13 de março de 2013, quando já se sabia que havia sido eleito. A frase sussurrada teria inspirado a escolha do nome “Francisco”, em homenagem a São Francisco de Assis.

O papa mais próximo do Brasil esteve em nosso país em 2013 para o Congresso Mundial da Juventude, no entanto nunca visitou oficialmente seu país de origem.


Gostare amar
Qual a diferença entre gostar e amar, você sabe?
Buda definiu assim: Quando tu gostas de uma flor, tu a arrancas. Quando tu amas uma flor, tu a rega todos os dias e cuida para que ela cresça e se desenvolva.

Frase
“A mulher vive mais tempo que o homem porque não tem esposa.” – Autor desaparecido.

Papo de internauta
- Onde eu posso de te ver, garota?
- Nas fotos da internet.
- Mas eu quero te ver bem de pertinho.
- Então dá um zoom.
 

Juliano Demétrio
Depois de uns perrenguezinhos de saúde, ele voltou aos palcos. O talentoso Juliano Demétrio levou o seu Rock’n Roll no feriadão ao Café com Arte, em Gravatal, e Pizzaria Maria Maria, em Braço do Norte. Só sucesso!
 

Celebrando
Nosso amigo, o contador Marcos Mangerônio Freitas, que celebrou no feriadão seu aniversário, recebendo o carinho da sua Elane. 
 

Rita
Parabéns à querida Rita Braga, a mãe da Viviane e esposa do Braguinha, que celebrou mais um ano de vida.

 

“Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem.” 
Papa Francisco.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR