Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
As eleições se foram e os eleitos já começam a se preparar para assumirem os postos conquistados nas urnas. Em Tubarão tudo saiu mais ou menos como esperado, ficando a surpresa mais pela votação do que pelos votados.
Soratinho “deu de lavada” e conquistou a prefeitura com o maior percentual de votos dos tempos de pluripartidarismo. Até então, os maiores percentuais tinham sido registrados em reeleições com os candidatos Carlos Stüpp, em 2004, que obteve 61,36% dos votos, e Joares Ponticelli, em 2020, que teve 67,29%. Estêner Soratto, com 73,30% dos votos válidos, superou aqueles percentuais e, coincidentemente, os próprios candidatos que agora foram seus adversários.
A Câmara Municipal também ficou bastante renovada após o pleito de domingo. Dos que foram eleitos efetivamente em 2020, se reelegeram Gelson Bento (PP), Fabiano do Sertão (PSD), Felipe Tessmann (PL), Nilton de Campos (PL), Zaga Reis (PP) e Maurício da Silva (PP).
As novidades desta eleição foram: Valdir Antunes (PSD), João Zaboti (PSD), Everson Martins (PSD), Rafael Tchê (PSD), Paula Anacleto (PL), Diego Goulart (PSD), Itamar Maduro (MDB), Marcone (UB) e Matheus Madeira (PT).
Após os resultados, entre aplausos e lágrimas, as conversas giraram sobre números, os votos dos vereadores mais votados, além dos 2 mil, especialmente do vereador Valdir Antunes, que ficou como suplente na última eleição e agora fez 2.357 votos, graças ao seu incansável trabalho junto a três ou quatro comunidades específicas da cidade.
A votação fraca de alguns candidatos também chamou a atenção, especialmente a do ex-prefeito Joares Ponticelli, que não conseguiu se eleger, obtendo pouco menos de mil votos, o que se tornou decepcionante, diante da grande expectativa que havia sobre seu nome.
Mas, entre vitórias e derrotas, mais uma etapa do processo político da cidade foi cumprido e agora espera-se dos eleitos boas ideias, dedicação e uma boa condução dos destinos da querida Cidade Azul.
Tá na égua
“Gazile”.
Frouxo, largo.
Lélia
Por ocasião da homenagem da Assembleia Legislativa aos 195 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina, um dos tubaronenses homenageados, dr. Irmoto Feuerschuette, ladeado pela presidente da Ajeb-SC, Dioni Fernandes Virtuoso, e pela nossa célebre escritora, Lélia Pereira Nunes.
Niver
A querida Charlene Siqueira, de aniversário, recebendo o carinho do maridão, Marcos Niehues.
Jornada pelo Oriente
Abriu ontem e vai até o dia 30 de outubro, no Centro Municipal de Cultura de Tubarão, a exposição Jornada pelo Oriente, que reúne fotos especiais de um casal de médicos radicados em Tubarão. Há 26 anos, os gaúchos dra. Maria Carolina Martins Muller, pediatra, e o psiquiatra dr. Luciano Kurtz Jornada, vieram de Santa Maria para morar e trabalhar em Tubarão. Desde então, quando não estão exercendo suas profissões ou com os familiares, estão em viagem pelo mundo e sempre com câmeras fotográficas direcionadas para pessoas, cenários e lugares exóticos e interessantes. As imagens feitas nas viagens ao Camboja, China, Índia, Myanmar e Vietnã, em cliques que imprimem diferenças culturais e diversidade de tradições, estão na exposição que pode ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 21h30.
Os sinais que vêm das urnas
“Maturidade é uma caixa de Bis durar 10 dias”.