Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Tem coisa mais irritante do que entrar num site e ser perseguido por um tênis que você olhou uma vez, só por curiosidade, e agora ele aparece até na previsão do tempo?
Você tá ali vendo o que o Ronaldo Coutinho disse, que vai nevar no Humaitá de Cima, e pá: “Tênis em 10x sem juros!”
Ora, me deixem em paz. Eu só queria saber se precisa levar casaco pra ir no Capiva, não fazer um financiamento de um Kichute.
Foi nesse cenário de propaganda invasiva, com gente gritando “oferta imperdível!” e “últimas unidades!” desde 1998, que João Branco, um publicitário e escritor que eu gosto bastante, surgiu com uma ideia quase escandalosa: que tal fazer marketing que não parece marketing?
“Desmarketize-se”, ele disse. E o mundo do marketing tradicional teve um piripaque coletivo.
Porque o João, veja só, passou mais de duas décadas fazendo marketing de gente grande (inclusive do McDonald’s), e agora resolveu contar pra todo mundo que aquele papo de “encher o saco até vender” não funciona mais.
Hoje em dia, cliente não quer ser perseguido. Quer ser ouvido. E talvez ganhar um cafezinho...
João propõe algo revolucionário: tratar o cliente como… pessoa!
Sim, com sentimentos, boletos vencidos e aquele ranço eterno de ligação com “número desconhecido”.
Ele diz que a mágica está em ser relevante sem ser invasivo, em ser autêntico sem parecer forçado, em ser humano sem parecer um robô treinado pra sorrir e acenar.
Marketing, então, vira um papo de bar, um conselho de amigo, uma piada bem contada que faz você gostar da marca sem perceber que está sendo atingido, bem no meio dos cornos, por uma estratégia.
Porque no fundo, ninguém gosta de ser convencido. A gente gosta de se identificar.
E talvez seja isso o tal do novo marketing: aquele que não empurra, que não grita, que não invade, mas que chega de mansinho, puxa uma cadeira, conta uma história boa e, quando você vê, já tá dizendo: “Gostei dessa marca. Parece gente...”
Recado
- Querido vinho, quando te consumi naquela noite, o trato era que eu me transformasse numa mulher engraçada, atraente, sexy, mais esperta e uma excelente dançarina. Acabei de assistir ao vídeo da festa. Precisamos conversar...
Carinho
- Filha, deixa eu ver aqui o seu celular?
- Está sem bateria mãe.
- Mas como está sem bateria se você está aí mexendo nele?
- Eu estou só fazendo carinho...
Dificuldades
As pessoas têm algumas dificuldades na vida e quase todo dia são testadas de alguma forma. Eu, por exemplo, não sei puxar assunto, não sei puxar saco e não sei puxar aquelas fitinhas vermelhas de abrir o pacote de bolacha sem arrebentar tudo...
Aniversário
Hoje está celebrando mais um ano de vida a Dra. Hellen Araújo, que recebeu o carinho do esposo, Renato. Parabéns!
Santa Catarina Canta
O super talento Cauã Medeiros foi um dos classificados, em Tubarão, para a semifinal do Festival Santa Catarina Canta 2025, para orgulho dos pais, Maicon e Kelian, e dos amigos que estavam na torcida.
Seu Lindomar
O nosso escritor mais longevo do mundo, Lindomar Cardoso Tournier, membro fundador da Academia Tubaronense de Letras, receberá mais duas importantes homenagens por sua carreira de sucesso. Amanhã, quinta-feira, às 15h30, no Café Cultura do Farol Shopping, o Seu Lindomar receberá a Comenda do Legislativo Catarinense, por indicação do deputado Pepê Collaço, e Moção de Cumprimentos do Conselho Estadual de Educação, por indicação do conselheiro Raimundo Zumblick. Membros da Academia Tubaronense de Letras, conselheiros do CED e deputados estaduais estarão presentes. Mais uma ação para corroborar a ida do nosso grande escritor para o Guinness Book.
Frase solta, que deveria estar presa:
“O navio está seguro quando está no porto, mas não é pra isso que se faz navio.”