Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!
Para abrir nossa coluna hoje, vamos abordar um discurso atribuído a Brian Dysson, ex-presidente mundial da Coca-Cola, proferido em uma universidade americana. É conhecido como o discurso das cinco bolas:
Imagine a vida como um jogo em que você está fazendo malabarismos com cinco bolas no ar. Uma das cinco bolas é de borracha, mas as outras quatro são de vidro. As bolas representam: seu trabalho, sua família, sua saúde, seus amigos e sua vida espiritual. E você tem que manter tudo isso sempre no ar.
Logo você vai perceber que o trabalho é a bola de borracha. Se a deixar cair ela rebaterá no chão e voltará às suas mãos. Mas as outras quatro bolas: família, saúde, amigos e vida espiritual são frágeis, são de vidro. Se você deixar cair uma destas, irrevogavelmente será lascada, marcada, danificada ou mesmo quebrada. Nunca mais será a mesma.
Quando entendermos que devemos nos esforçar para alcançar e cuidar do mais valioso, estaremos no caminho certo.
É preciso trabalhar sim, de forma eficaz, mas nas horas normais de trabalho;
É preciso, igualmente, deixar o ambiente de trabalho a tempo para dedicar-se à sua família e aos amigos, com o mesmo zelo;
É preciso exercitar-se, alimentar-se, descansar adequadamente e manter em boa vibração a sua mente;
É preciso, acima de tudo, crescer na vida espiritual, cuidar do seu eu interior.
Algumas regrinhas podem ajudar: Antes de falar, ouça! Antes de escrever, pense! Antes de criticar, examine-se! Antes de ferir, sinta-se! Antes de orar, desculpe! Antes de gastar, ganhe! Antes de desistir, tente! Antes de morrer... Viva!
NIVER
A querida Simone Hofman, comemorando hoje mais um aninho de vida, recebendo o carinho do maridão, Diogo. Parabéns!

HOMENAGEM
Em comenda proposta pelo vereador Laudir Vargas, o presidente da Cergal e vereador Gelson Bento foi homenageado pela Câmara de Jaguaruna. A honraria reconhece os relevantes serviços prestados por Gelson, como presidente da cooperativa, bem como sua incansável luta em prol da Barra do Camacho.

O FILHO DE PILATOS
O professor, artista plástico e escritor Pedro Antônio Corrêa, membro fundador da Academia Tubaronense de Letras, chegando aos 87 anos de idade, felizmente não para de produzir cultura. Com a presença de amigos, ex-alunos, colegas da Acatul e do padre José Eduardo Bittencourt, em Capivari de Baixo, seu Pedro lançou seu 10º livro, “O Filho de Pilatos”. A nova obra conta a história de Atílio, adotado por Pilatos, que é levado para a Judeia, onde é curado por Jesus, de quem se torna amigo e seguidor fiel.

DINOSSAURO
Desenvolvi (sozinho) uma teoria que prova que os dinossauros não foram extintos. É só você pegar um dinossauro de brinquedo, feito de plástico, ali está a prova. Veja bem, o plástico é feito de petróleo, certo? O petróleo é um combustível fóssil, certo? Os fósseis são compostos que tem restos de animais muito antigos, os dinossauros, por exemplo, certo? Então em cada dinossauro de plástico pode haver o DNA de um dinossauro de verdade.
CELEBRANDO
Ainda celebrando o aniversário, a nossa dileta amiga Vera Mendonça. Parabéns, querida!

ADOLESCENTE
Amiga minha reclamando do filho adolescente:
- Não acha o chinelo, não acha a meia, não acha os óculos, não acha o material escolar... mas se eu colocar uma folhinha de salsa na comida, mesmo em pedaços microscópicos, separa um por um antes de comer!
PAPO DE MULHER
- Você que é mulher, acha que foram os homens ou as mulheres que mais contribuíram com a humanidade?
- As mulheres, claro.
- Mas e quem pisou primeiro na lua? Quem inventou o automóvel? Quem inventou a lâmpada? Quem é o mais rico do mundo?
- Sim. Todos homens, que uma mulher deu à luz...
AFASTAR-SE
Não me afasto para dar lição em ninguém. Me afasto porque quem aprendeu uma lição fui eu. Simples assim!