19 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

08/05/2024 06:00

Causídicos

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Hoje a conversa é com você que tem um amigo advogado. Eu tenho. Vários. 

Existe uma lenda de que os advogados costumam exagerar na utilização de expressões mais rebuscadas em seus vocabulários. A explicação seria que a própria legislação, cujos textos são assim escritos e são a ferramenta desses profissionais, os fazem acostumarem-se com tal linguagem.

Quem convive com os causídicos de profissão, certamente já notou, vez por outra, eles caindo em tentação e colocando na conversa alguns termos mais sofisticados. 

Mas como ficariam alguns ditados populares, ditos assim, com linguagem jurídica? Acho que desta forma:

Derramar água pelo chão através do repentino e violento tombamento de seu recipiente... seria “chutar o balde”. 

A fêmea ruminante deslocou-se para o terreno sáfaro e alagadiço... seria o correspondente de “a vaca foi pro brejo”. 

Prosopopeia flácida para acalentar bovinos é “conversa mole pra boi dormir”.

Derrubar com a extremidade do membro inferior o suporte sustentáculo de uma das unidades de acampamento é o tradicional “chutar o pau da barraca”.

E tem mais: Romper a face é “quebrar a cara”. Creditar um primata é “pagar um mico”. Inflar o volume da bolsa escrotal seria “encher o saco”.

Agora, descobre aí que ditado popular seria esse: “O orifício circular corrugado localizado na parte ínfero-lombar da região glútea de um indivíduo em alto grau etílico deixa de estar em consonância com os ditames referentes ao direito individual de propriedade.”
 

Carol

A filha caçula do amigo ex-prefeito Carlos Stüpp e da Dona Vera, Caroline Campos Stüpp, enchendo os pais de orgulho ao se formar em Engenharia Elétrica e TI de Aviação, na Universidade da Flórida, nos EUA. Que bom ver esta linda tubaronense realizada e cheia de vida. Parabéns!

Ônibus

Cena inusitada no terminal urbano da cidade. O velhinho insistia em entrar no ônibus com seu cachorro no colo, mas o cobrador mostrava-se implacável: - Sinto muito, senhor, com esse cachorro não pode subir. O idoso, já com raiva pela falta de gentileza, retrucou: - Sabe o que o senhor devia fazer com a droga desse ônibus? O cobrador interrompeu: - Sei sim, senhor. E se o senhor fizer o mesmo com o seu cão, daí pode entrar no ônibus, não tem?

No canteiro

Numa bela manhã no jardim, a rosa encontrou a couve-flor e começou um discurso estressado: “Que petulância, ser chamada de flor! Veja sua pele áspera e a minha, lisa e sedosa. Veja seu cheiro desagradável e o meu perfume, sensual e envolvente. Veja seu corpo grosseiro e o meu, delgado e elegante. Eu sim, sou e devo ser chamada de flor!” A couve-flor, que ouviu tudo passivamente, respondeu: “É, mas ninguém te come...”

Homenagem 

O prefeito Jairo Cascaes foi um dos homenageados com o título de Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina, em ato realizado no 5º Batalhão de Polícia Militar, em Tubarão, por ocasião das celebrações do aniversário de 189 anos da instituição no estado. “Em nome de toda a cidade de Tubarão, expresso minha mais sincera admiração pelo incansável trabalho desempenhado pelos valorosos policiais militares de Santa Catarina”, disse o prefeito Jairo na solenidade, que marcou também a entrega simbólica de cinco espingardas adquiridas pelo 5º BPM, por meio de convênio com a prefeitura.

Leite

Dizem que beber leite dá força. Então beba 5 copos de leite e tente mover uma parede. Não vai conseguir, claro. Agora beba 5 copos de uísque. A parede se move sozinha...
 

Tabajara

Micheline, aniversariante da semana, Carminha, Rejane e este colunista, remanescentes da Rádio Tabajara, em recente café.

Aluna

O professor de química pediu que a aluna mais bem apessoada da classe fosse até a frente da turma e respondesse qual o elemento cuja fórmula química era H2SO4. A garota, cheia de charme, colocou um dedinho na boca, pensou, pensou e disse: Ai professor, tá na ponta da língua... E o mestre: Então cospe logo que é ácido sulfúrico!
 

Foto: Raul Krebs/DS

154 anos

A prefeitura de Tubarão anunciou ontem para a imprensa, através de entrevista coletiva, a programação que marcará as celebrações do aniversário de 154 anos do município. A programação inicia já neste final de semana, com a realização do Lets Beer Festival, na Arena Multiuso. Na quinta-feira tem também a sessão solene de entrega de títulos honoríficos da Câmara Municipal. A programação será retomada no dia 18 de maio com o Festival Boungainvillea e segue até dia 27, encerrando com show nacional da banda Papas da Língua.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR