28 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

24/06/2024 06:00

Cacofonia

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Sabes o que é um cacófato né? Mas, se não sabes, trata-se de um termo, obsceno, ridículo ou fora de contexto, que é formado pela sílaba final de uma palavra e pela inicial da seguinte, em uma frase.

Na língua portuguesa, a cacofonia ocorre muito e às vezes é impossível evita-la. Vários são os exemplos: Por cada, boca dela, uma mão, ela tinha, confisca gado, vi ela, essa fada, havia dado, por ter me tido, pela dona, dentre muitas outras expressões.

Esse assunto já ganhou notoriedade certa vez, quando um ministro do governo Dilma Roussef, José Eduardo Cardozo, ao citar juristas renomados que não concordavam com o impeachment, citou um tal de dr. “Thomaz Turbando”. O nome é um típico caso de cacófato com conotação sexual, usado em pegadinhas e brincadeiras.

O erro do ex-ministro foi bastante comentado e ridicularizado nas redes sociais, gerando até um pedido de desculpas do autor da falha e uma certa desconfiança de sua real crença no que estava defendendo.

O fato é que outros “juristas” famosos nessa área, assinaram um manifesto contra Eduardo Cardozo. São eles: dr. Jacinto Aquino Rego; dr. Crécio Pinto; dra. Ava Gina; dr. Cuca Beludo; dr. Oscar Alho; dr. Valentin Terra; dr. Allan Bida; dra. Paula Tejando e dra. Isadora Pinto Grande.

Gostou? Então, até a próxima, pois vou-me já.

Tubarão Mais Mulher
Lançado oficialmente na semana que passou, o programa Tubarão Mais Mulher, idealizado pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Tubarão, vai proporcionar diversos cursos para mulheres tubaronenses, inclusive as que são vítimas de violência doméstica. Os cursos são organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e ministrados pelo Senac. Idealizado pela vereadora Luciane Tokarski, conta com recursos oriundos do município e de emenda parlamentar do deputado Sérgio Mota.

Fonte
Casal aqui de Tubarão, de férias na Itália, chegou em uma famosa fonte dos desejos. O marido correu na frente, jogou uma moeda e fez seu pedido mentalmente. Depois incentivou a mulher a fazer o mesmo. Ela, incrédula, falou:

- Isso é bobagem, Sérgio. Essa coisa não funciona. 

Mas o marido insistiu. Então Vivi pegou uma moeda, virou de costas, mentalizou o desejo e jogou-a para trás, na fonte. Nisso, o marido se desequilibrou e caiu em um riacho. Quando a mulher se virou e não o viu mais, falou espantada:

- Nossa! Não é que funciona mesmo?

DEU M
Confere aí algumas frases que, quando você escuta, já sabe que deu M:
- A gente precisa conversar!
- Amor, você deixou seu Whatsapp aberto...
- O pessoal do RH quer falar com você.
- Aquele carro lá fora era o seu?
- Melhor você saber por mim do que por outra pessoa.
- Cara, você sabe que eu nunca te pedi nada antes, né?

De manhã
São 206 ossos, 650 músculos e mais de 50 bilhões de células. Vocês acham que levantar isso da cama, tudo de uma vez só, é fácil?

Sobre Subir
“O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto”. Thomas Huxley

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR