Domingo, 22 de junho de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

08/05/2025 06:00

A égua

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Ontem falamos aqui sobre crendices e superstições que estão no meu livro “A Égua 2”, lançado em 2022. Esta é a segunda edição da obra, que juntamente com a primeira, de 2017, faz um bom apanhado de termos e expressões que marcam o falar da gente tubaronense.

Alguns destes termos foram criados ou imortalizados por personalidades daqui, especialmente gente da comunicação, que costuma utilizar como jargão, marcando para sempre uma determinada situação.

Narrador de futebol que passou por emissoras locais, o saudoso Sebastião Farias tinha um jeito todo especial de gritar o gol dos nossos times, Ferroviário e Hercílio Luz. Quem não lembra do “Vibra que é teu, Leão do Sul!” quando era gol do Hercílio, ou do “É do Ferrão, é do Ferrão, é do Ferrão!” quando o Ferroviário marcava?

Tem um outro termo que está assim definido no livro: Jaguara: Indivíduo de má reputação; vadio; cachorro sem raça definida. 

Mas, independentemente da interpretação que se possa dar ao adjetivo, esta era a forma (carinhosa) que o falecido radialista e político tubaronense Álvaro Lopes Vieira costumava se referir aos amigos, dentre os quais eu me incluía. 

Outro ícone do rádio tubaronense, José Carlos Aguiar, abria seus programas diários com uma crônica, cuja saudação era sempre: “Pois, meus amigos, minhas amigas...”. E podemos lembrar também do nosso querido Arilton Barreiros, que ainda milita no rádio, e, quando anunciava as horas no seu programa, emendava: “não vá perder a hora nem a sua condução”! 

Também está no livro um termo mais recente: “Sexta-feira, dia de errar a balsa”, com a devida explicação: Dia de extrapolar, de sair da rotina, de sair da zona de conforto. A locução é utilizada pelo radialista Paulinho Sacheti, em “homenagem” ao jornalista e escritor Paulo Garcia, que certa feita sofreu um acidente, caindo com seu automóvel na água, em Laguna, onde há a travessia da balsa, numa sexta-feira...

E assim a memória coletiva da oralidade tubaronense vai se formando e se transformando.


Respostas
Alguns segredos do sucesso estão nas respostas que você dá para as perguntas da vida: Errou? Assuma. Deu a palavra? Cumpra. Planejou? Tire do papel. Começou? Termine. Ofendeu-se? Perdoe. Não é seu? Devolva. É sua responsabilidade? Não fuja. Fracassou? Sem lamentações. Conquistou? Não se acomode. Quer chegar mais longe? Fuja do fluxo.

Whatsapp
Peço à galera do WhatsApp que não me chame para discussões de assuntos sérios nos grupos, pois eu só tenho figurinhas de zoeira.
 

Aniversário
Os amigos Romilton e Cláudia Nunes, abraçando a filha Laura, que celebrou seus 15 anos. Parabéns, gatinha!
 

Micheline
A querida amiga Micheline Nogareti celebrando mais um aniversário, recebendo o carinho da comadre Carminha e da gente aqui. Parabéns!
 

Encantos do Sul
A IGR Encantos do Sul, Amurel e Amrec estão se organizando e unindo esforços para fortalecer o turismo regional. Em recente encontro, foi consolidada a união dos Grupos de Trabalho de Turismo das associações à IGR. A parceria fortalece a atuação conjunta de 30 municípios do Sul catarinense, com foco em estratégias integradas, fortalecimento institucional e valorização das potencialidades locais. O encontro foi comandado pelos diretores executivos das entidades, Celso Heidemann (Amurel), Sandro Martins (Amrec) e Jefferson Beltrame Lemos (IGR).


Frase solta, que deveria estar presa:
“A humanidade nunca abandonou a caça, só trocou o mamute pelo wi-fi”.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR