14 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

MAURO PAES CORRÊA

28/03/2024 06:00

Aplicativos de troca

As feiras de trocas de produtos ainda são muito populares na Europa e ganharam um impulso da tecnologia com o uso dos aplicativos e movimentando a economia circular e sustentável, com a criação de canais diretos de oferta destes produtos, através de vários aplicativos gratuitos.

Aqui no Brasil, a troca ou doação de produtos ocorre principalmente nas redes sociais, que agregam muitos usuários e a possibilidade de obter sucesso ainda é melhor desta forma para os usuários, apesar de não haver ainda uma ferramenta específica (e conhecida) que trabalhe apenas com a troca ou doação de produtos.

Inclusive, não temos um aplicativo que tenha grande apelo e popularidade, como na Europa, permitindo a possibilidade de que alguma startup (empresa de inovação) consiga explorar este segmento e obter grande sucesso, na onda da preservação ambiental e econômica. 

São justamente estas ideias que precisam ser exploradas pelas incubadoras de inovação, que muitas vezes enfrentam dificuldade para prospectar novas áreas de negócios, e a possibilidade de criar algo nesta área tornou-se indispensável para o dia de hoje. Uma das poucas ferramentas que fazem isso é o OLX, mas o modelo ainda não acompanha o modelo ideal de negócios explorado na Europa, com o uso de aplicativos e site o mais simplificado e direto possível.      

Como se trata de ideia relacionada à economia circular, a melhor forma de captar recursos é com o uso de publicidade, uma vez que os participantes dificilmente terão interesse em assinar planos ou diferenciais para exposição de seus produtos, principalmente por não ser uma plataforma de vendas e, sim, de troca.

Quem sabe a ideia não surja como uma das primeiras do novo centro de inovação? É a famosa boa esperança, que alimenta a coragem dos empreendedores...

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR