17 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

02/05/2024 06:00

As crises de Jorginho no ano da eleição

Por muito tempo se avaliou que estávamos prestes a ver uma eleição municipal avassaladora do PL em Santa Catarina. Bolsonaro teve quase 70% dos votos por aqui, Jorginho Mello havia sido eleito governador praticamente sem nenhuma coligação e não faltam lideranças municipais que tenham buscado a migração para o partido de olho nesse cenário inegavelmente próspero – inclusive adicionando palavras como “patriota”, “cristão” e “conservador” nas bios das redes sociais. O que pouca gente imaginava é que o governo Jorginho poderia chegar a esse momento administrando crises justamente na educação e na saúde. O governador é um político muito experiente, mas vale lembrar que é a sua primeira experiência no Poder Executivo. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador, mas jamais teve que encarar a dinâmica de decisões do governo, nem mesmo como secretário. Sua postura diante da greve dos professores, em que partiu para as ameaças antes mesmo de abrir qualquer rodada de negociações, mostra uma falta de habilidade muito preocupante.

Mais partidos na federação

O colunista Lauro Jardim, do O Globo, revelou que logo após as eleições municipais deve ser formalizada a adesão do Solidariedade à Federação PSDB/ Cidadania. Com apenas cinco deputados federais, o Solidariedade não cumpriu a cláusula de barreira – e, portanto, hoje não tem direito a fundo partidário, fundo eleitoral, participação no horário eleitoral de rádio e TV e em debates. Ainda segundo Lauro Jardim, esse grupo pode receber o reforço do PDT, que cumpriu a cláusula.

Redução de partidos

À medida que o tempo passa, o número de partidos políticos vai diminuindo no Brasil. Através de fusões, incorporações e federações, o cenário vai ficando menos tumultuado e quem não cumpre a cláusula de barreira tem que buscar um novo caminho.
 

Representação

O tubaronense Altair Fiamoncini foi designado pelo Sindicato dos Administradores de Empresas de Santa Catarina (Saesc) para atuar, junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (Sindaspi-SC), na negociação com o Sebrae quanto à reposição salarial. Altair trabalhou por muitos anos no Sebrae.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR