A reivindicação antiga do sistema Fecoerusc, com suas 22 cooperativas filiadas, enfim foi realizada pelo governador Jorginho Mello, que assinou o decreto que garante incentivo fiscal às cooperativas e concessionárias de energia. Com a regulamentação da Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica, o governo do Estado passa a oferecer crédito presumido de 20% no ICMS para aquelas que investirem em melhorias no sistema elétrico catarinense, como expansão ou implantação de redes, linhas de transmissão e subestações. “Santa Catarina acredita na força do cooperativismo para levar o desenvolvimento a todas as regiões do estado. Com mais esse incentivo, vamos reforçar nossa infraestrutura energética e oferecer condições ainda melhores para que os empreendedores rurais catarinenses possam produzir e gerar empregos”, destacou o governador Jorginho Mello.
A projeção de investimento
As 22 cooperativas projetam investir cerca de R$ 435 milhões no sistema elétrico até o final de 2029 - a conta considera investimentos que vão contar com o crédito presumido de 20% do ICMS e projetos paralelos também ligados à infraestrutura energética. O decreto é retroativo a fevereiro deste ano, o que garantirá que o incentivo seja concedido aos investimentos realizados desde então - a Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica foi aprovada no final do ano passado e sancionada em janeiro deste ano.
Novo tempo do cooperativismo
“Hoje iniciamos um novo capítulo da nossa história. A instituição da Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica reforça a vocação do cooperativismo catarinense como ator do desenvolvimento das comunidades e da economia estadual. O ato representa a oportunidade de modernização, de desenvolvimento, de ampliação e melhoria do sistema energético de SC. É o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelas cooperativas. Reafirmamos perante o governo estadual e a sociedade o nosso compromisso em trabalhar cada vez mais e melhor pelos catarinenses cooperados. Obrigado, governador Jorginho Melo, todos os deputados que aprovaram e demais envolvidos”, disse o presidente da Fecoerusc, Edson Flores da Cunha, representando todos os demais presidentes presentes.