24 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

LUIZ MARINS

11/03/2024 06:00

A importância do follow-up

Follow-up” significa “acompanhar”, “seguir”. Dar seguimento às coisas é uma verdadeira arte que poucas empresas sabem desenvolver. Temos muitas ideias, muitas boas ideias. Começamos a implantar quase todas elas ao mesmo tempo e… não cuidamos e não damos seguimento à sua implantação. Em pouco tempo, todas elas desaparecerão. Não ficará uma sequer. Tenho visto esta realidade em muitas empresas.

Desde o uso do crachá (que é implantado com toda a cerimônia e em pouco tempo esquecido), até cartas de cumprimentos pelo aniversário de clientes, muitas coisas têm início e desaparecem com o passar do tempo por falta de “follow-up”. Você se lembra das reuniões com os gerentes, vendedores, seus subordinados, que você disse que iria fazer todas as segundas-feiras?  Você se lembra de ter prometido aos seus vendedores que sairia com eles semanalmente para visitar clientes? O que aconteceu?

Na verdade, quase sempre temos ideias demais e queremos implantá-las todas ao mesmo tempo. Falamos e prometemos as coisas sob o impacto da emoção do momento e ficamos literalmente desmoralizados perante nossos subordinados, porque quase tudo o que falamos não tem seguimento. Dificilmente vemos o fim ou mesmo o resultado de nossas ideias, porque na maior parte das vezes nos descuidamos de sua implantação, de fazer um verdadeiro “follow-up”.  Sem “follow-up” nada vai para a frente. As ordens, orientações, pedidos que fazemos para a nossa secretária e para nosso pessoal precisam ter um “follow-up”.

Numa pesquisa que fizemos com empresários, verificamos que a maioria das boas ideias é abandonada por falta de “follow-up” e não porque eram ruins. Elas dariam certo, seriam mesmo uma diferenciação espetacular para a empresa, desde que fossem implantadas como planejado, com atenção aos detalhes e completo “follow-up”. O que ocorre, porém, é que essas boas ideias foram abandonadas, simplesmente por que houve descuido, falta de acompanhamento em sua implantação.  E não raras vezes, essas mesmas ideias darão certo em outras empresas, muitas vezes nossas concorrentes, que as implantarão com atenção aos detalhes e completo “follow-up”.

Para esta semana, gostaria de sugerir que você analisasse, com seu pessoal, quais as ideias que já foram implantadas em sua empresa e que não tiveram continuidade por falta de cuidado e de “follow-up”. Repense essas ideias e veja realmente as razões pelas quais foram abandonadas. Por certo, você descobrirá que muitas delas foram abandonadas à própria sorte e se lembrará de que nada progride sem que seja realmente acompanhado e avaliado. E daqui em diante, ao implantar alguma coisa em sua empresa ou mesmo começar algum projeto em sua vida particular, lembre-se de cuidar com atenção dos detalhes e fazer um bom “follow-up” . Só assim o sucesso ocorrerá.

Pense nisso. Sucesso!

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR