27 DE DEZEMBRO DE 2024
Fechar [x]

JOSÉ WARMUTH

27/12/2024 06:00

O dedão do pé

Halux é o seu nome em anatomia. Pouca ou nenhuma atenção costumamos dar a ele, porque está lá no “fim” do nosso corpo,  mas ele é uma importante expansão do nosso pé.

O pé é chamado pé grego quando o halux é menor que o segundo artelho, e pé egípcio quando ele é maior que os demais. Qual é o seu ?

No chute de bico, imprime grande velocidade e força à bola e, pobres goleiros, nada podem fazer contra ele. Por sorte, não tem muito boa pontaria.

Vulnerável e sensível nas “topadas”, é o primeiro a perder a unha, neste evento. Então, seguem-se alguns dias sem que possamos usar calçados, tendo que caminhar pisando somente com o calcanhar, o que produz um deambular ridículo!

No joanete, torna-se dolorido e é uma “cruz” para quem o tem e é obrigado ao uso de sapatos. Azar para o portador, sorte para o ortopedista que o corrige. Assim é a vida.

Maltratado pela moda, fica espremido nos sapatos com design pontiagudo. Nos saltos sete e meio,  recebem toda a pressão que deveria estar distribuída igualmente por todo o pé.

No balé clássico, passam pelo suplício de agüentar todo o peso do corpo das bailarinas e dos bailarinos  em intermináveis rodopios, o que se chama, no linguajar do bailado, fazer ponta.

Vítima freqüente de unha encravada, é também alvo predileto de micoses de unha.

Mas, deixando estas mazelas de lado, vamos considerar o que há de bom com respeito ao “dedão”  do pé:

Preocupam-se com ele o Doutor Scholl,  os pedicuros e os quiropodistas, e ainda há quem faça para eles o prazeroso e tradicional escalda-pés.

Desodorantes perfumados, que lhes são proporcionados por donos caprichosos, elevam a sua auto-estima.

Na fase oral das crianças, estas preferem-no às chupetas, por mais apetitosas que possam parecer.

No ioga, a pressão exercida sobre o dedão do pé estimula a glândula pineal, interferindo no estado de vigília e aumentando a disposição que se encontra em queda em algumas horas do dia, principalmente naquela preguiça  após o almoço.

Nas mulheres, ele pode assumir grande sensualidade se bem cuidado, portando um esmalte de cor rosa, nunca de cor café, pelo amor de Deus! Hoje em dia, existem estrelinhas adesivas para unhas, que podem dar aquele toque especial a elas.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR