Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

13/01/2026 06:00

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

O governo do estado prepara um plano de ação para aproveitar as oportunidades que surgem com a entrada em vigor do tratado entre a União Europeia e o Mercosul, que cria a maior zona de livre comércio do mundo, com mais de 700 milhões de consumidores, e abre acesso a um mercado com exigências elevadas em qualidade, sustentabilidade e inovação. Na visão da Secretaria de Articulação Internacional (SAI), que coordena os trabalhos, os ganhos potenciais passam pela modernização do parque industrial, integração às cadeias de valor europeias e ampliação de parcerias em infraestrutura, inovação e transição verde. Entre as ações previstas estão a criação de uma força-tarefa para preparar setores produtivos, a instalação de um observatório permanente para orientar empresas e políticas públicas, a definição de metas de médio e longo prazo e uma atuação internacional ativa junto à União Europeia e seus estados-membros.

Histórico
À frente da SAI, o secretário Paulo Bornhausen acompanha o acordo desde quando presidiu a Comissão Parlamentar Conjunta do Congresso Nacional nos anos 1990, período em que foram assinados os primeiros acordos-marco entre Mercosul e União Europeia. Para ele, SC tem posição estratégica nesse novo ciclo de cooperação global.

Fecomércio
A Fecomércio de SC celebrou o acordo UE-Mercosul. Em nota à coluna, o presidente Hélio Dagnoni destacou: “SC possui uma política consolidada de incentivo às importações. Do ponto de vista das exportações, também temos muito a ganhar, com a abertura de um mercado de grandes proporções para a nossa produção”, afirma.

Importações
A Fecomércio destaca que, no campo das importações, SC ocupa a quarta posição entre os estados que mais importam da UE. As compras estão concentradas na Alemanha e na Itália e envolvem, principalmente, bens industriais, produtos farmacêuticos, automóveis e alimentos diferenciados. Entre os principais itens estão o azeite de oliva extravirgem e bebidas não alcoólicas.

Em BC
O evento Empreendedores do Brasil 2026, realizado em Balneário Camboriú no fim de semana, foi marcado pela grande reunião de políticos do estado, todos recebidos pela prefeita Juliana Pavan. O encontro marcou a reaproximação da deputada federal Carol de Toni com o governador Jorginho Mello. A presença dela no projeto da reeleição é cada vez mais certa.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR