Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

09/01/2026 06:00

Nova mancha na política catarinense

A prisão do prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (PP), e mais duas pessoas, nesta quinta-feira, no âmbito da segunda fase da Operação Coleta Seletiva, é mais uma mancha na política catarinense, já marcada por detenções anteriores de duas dezenas de chefes de executivos de SC, dentro da Operação Mensageiro. As denúncias se repetem – suposto esquema de corrupção envolvendo repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, incluindo fraudes em certames e em execuções contratuais. No caso de Bento, ele também é investigado na Operação Maestro, deflagrada em 2024 pela Polícia Civil, com suspeitas de irregularidades em contratos do município. Obviamente, o prefeito tem todo o direito à presunção de inocência e deve exercer sua ampla defesa, mas o cumprimento de três mandados de prisão preventiva, afastamentos de funções públicas, 16 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e valores na ordem de R$ 1 milhão, a partir de decisão judicial, dá a dimensão do tamanho das acusações.

Prisões
Além das ações em Garopaba, a Operação Coleta Seletiva realizou diligências em Pescaria Brava, Laguna e Tubarão. Além do prefeito, foram presos um servidor público lotado no setor de licitações e contratos e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

Defesa
Por nota, a prefeitura de Garopaba diz esperar ter acesso aos autos para compreender os fatos e prestar esclarecimentos: “A Prefeitura reforça o compromisso com a transparência, com as instituições e com a continuidade dos serviços públicos, que seguem funcionando normalmente. Assim que houver novas informações oficiais, um novo posicionamento será divulgado”.

Carnes
Números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apontam que SC exportou 2 milhões de toneladas de carnes (frangos, suínos, perus, patos, marrecos, bovinos e outras), com receita de US$ 4,50 bilhões, num crescimento de 2,8% em volume e de 8,4% em valor em relação a 2024. O estado é responsável por 19,5% do volume de carnes exportadas pelo Brasil.

PSD
O almoço promovido pelo deputado estadual Carlos Humberto evidenciou um movimento político em torno da candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ao governo do estado. Humberto, que é do PL mas está de mudança para o PSD, reuniu em sua chácara lideranças de vários partidos, inclusive a deputada federal e pré-candidata ao Senado, Carol de Toni (PL).

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR