Responsável por 30% do PIB catarinense e aproximadamente 70% das vendas do estado para o exterior, o cooperativismo é base importante da economia estadual e agora volta a ter representatividade na Assembleia Legislativa, com a reinstalação da Frencoop, a Frente Parlamentar que dará vez e voz ao meio associativo. A Frencoop conta com a participação de 12 deputados estaduais e tem no deputado José Milton Scheffer (PP) o seu coordenador. “Santa Catarina tem sido o estado mais cooperativista do Brasil. Cerca de 4 milhões de catarinenses são associados em pelo menos uma cooperativa”, destacou Scheffer em sua posse. ”Pretendemos fazer com que essa Frente seja um grupo que vai debater e desenvolver ideias e projetos para fortalecer ainda mais este segmento em nosso estado”, completou o parlamentar.

Composição
Integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo os deputados José Milton Scheffer (PP), Altair Silva (PP), Oscar Gutz (PL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Antídio Lunelli (MDB), Pepê Collaço (PP), Napoleão Bernardes (PSD), Camilo Martins (Podemos), Marcos Vieira (PSDB), Mauro de Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Fernando Krelling (MDB).
SUS
O lançamento do edital do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), edição 8, acontece nesta quarta-feira (12) em Florianópolis, no auditório da Secretaria da Administração. Com um investimento total de R$ 12 milhões, o programa visa impulsionar a pesquisa científica e tecnológica voltada para soluções inovadoras na saúde.
Liberdade econômica
A Declaração de Direitos de Liberdade Econômica de SC foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (11) na reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc. A proposta do deputado Matheus Cadorin (Novo) teve parecer favorável do relator, Marcos Vieira (PSDB). “A matéria visa simplificar a relação estado/empreendedores catarinenses”, destacou o relator.