Terça-feira, 06 de janeiro de 2026
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

05/01/2026 06:00

Carlos Bolsonaro sobe o tom contra Moraes

O pré-candidato ao Senado pelo PL em SC, Carlos Bolsonaro, usou suas redes sociais para criticar o ministro do STF, Alexandre de Moraes, que decidiu pela volta do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, à prisão na sede da PF, em Brasília, ao invés de lhe conceder o direito de cumprir prisão domiciliar, depois da cirurgia realizada no dia 25 de dezembro, após mais uma crise de soluço. “O que está em curso no Brasil não é a aplicação rigorosa da lei, mas um exercício reiterado de abuso de poder”, disparou o filho 02. “Já vimos o desfecho concreto desse método. Já houve vítima fatal”, alardeou, se referindo ao empresário Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, preso após os atos de 8/1/2023, que faleceu em novembro de 2023 na Papuda. “A tensão institucional não está ‘alta’; ela está à beira do colapso”, exagerou. “Persistir nessa escalada autoritária não fortalece a democracia – corrói sua legitimidade, implode a confiança pública e empurra o país para um cenário de instabilidade profunda”, insistiu o ex-vereador carioca, sem considerar que não há nenhum movimento popular nesta direção.

Exagero
As duras palavras de Carlos Bolsonaro não encontram eco nas ruas. Desde a prisão de Jair Bolsonaro, não se viu nenhuma manifestação robusta contra a decisão do STF. As concentrações realizadas na Avenida Paulista ou em Copacabana não repetiram movimentos anteriores. O pretenso senador por SC parece querer criar um cenário que não se sustenta.

Pesquisa
A pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (31/12) mostrou que, para 51% dos brasileiros, o ex- presidente Jair Bolsonaro (PL) merece estar preso, enquanto 42% dizem que há perseguição política contra ele. Outros 7% disseram não saber ou não responderam à pergunta. O levantamento confirma o exagero na postura de Carlos Bolsonaro.

Fiesc
Antes de iniciar o recesso de fim de ano, a Fiesc publicou em seu site críticas à medida do governo federal de reduzir linearmente, em 10%, os incentivos fiscais federais de diversos setores e aumentar para 17,5% a tributação dos Juros sobre Capital Próprio (JCP). Para a entidade, a decisão “afeta projetos que contribuem para o desenvolvimento do país”.

Caos esperado
O movimento de fim de ano em SC confirmou as expectativas e mais uma vez transformou em caos o simples exercício de se deslocar para praias. Filas por todos lados, excesso de carros e espaços limitados nas faixas de areias. Enquanto continuar se apostando em volume, sem a contrapartida de investimentos em infraestrutura, os catarinenses seguirão vendo o filme se repetir.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR