27 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

EDUARDO VENTURA

29/03/2024 06:00

Março roxo

A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. Isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30. Estamos chegando ao final de março, com o Março Roxo. A cor foi adotada neste ano pela WOF para representar a importância da conscientização a respeito da obesidade nos mais diversos países. A ideia é, por meio dela, chamar a atenção para a gravidade desse desafio de saúde pública, que é combater a escalada do ganho de peso no mundo inteiro e dar acesso a tratamento sério, baseado em evidência científica, àqueles que já têm essa doença instalada. Hoje, mais da metade dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso e cerca de 41 milhões já são classificados como pessoas com obesidade.

Foco e muita força de vontade

Em muitas vezes, a força de vontade e a determinação fazem com que a pessoas obesas deixem de realizar uma cirurgia bariátrica para procurar um profissional que possa lhe dar as condições de emagrecer de forma gradativa. Assim aconteceu com o tubaronense Arno Napoli. Após frequentar a emergência do HNSC, achando que estava infartando, resolveu dar um chega para lá na obesidade. Em fevereiro de 2023, Arno pesava 180,7 kg; após 13 meses, pesa 114 kg, seguindo focado para alcançar os 90 kg. Aos 37 anos, indicado pelo amigo Glauco Moretti, Arno passou a ser acompanhando pelo experiente personal Peter Corrêa Rosa e a nutricionista Emilene Vechi da Rocha. Aos poucos, vem reduzindo o peso de forma saudável e natural. “Eu tinha falta de ar, crise de ansiedade, as roupas não serviam mais, dores no corpo. Hoje não sinto mais nada, corro entre 5 a 10 km”, comentou Arno. No último fim de semana, disputou a sua primeira prova de 6 km no Santuário de Aguaí, em Siderópolis, conquistando a sua primeira medalha.

Em silêncio 

Na segunda-feira, iniciamos o quarto mês do ano e, até o momento, nenhuma manifestação pública do presidente do Hercílio Luz FC/SAF, Vinicius Gaidzinski. Nem mesmo na saída de Raul Cabral, a correção de rota, após a saída de Felipe Moreira, o clima tenso com a FCF, a eliminação do catarinense, nada de uma coletiva, uma entrevista. Absolutamente nenhuma manifestação do CEO do clube, se mantendo em silêncio.

Projeto Gênio da Bola Craque da Escola

Neste sábado, no estádio do Independente, localizado no Sertão dos Corrêas, seguem as atividades do Projeto Gênio da Bola Craque da Escola, comandando pelo ex-atleta profissional de futebol Vanderlei José Alves, o Vanderlei Pezão. A escolinha acolhe de forma gratuita atletas na faixa etária dos cinco aos 18 anos. Os interessados podem buscar informações através do WhatsApp (48) 99866-7859. Uma oportunidade para aqueles que buscam no futebol uma oportunidade de desenvolverem o seu talento, seja para jogar no futebol profissional ou por escolinhas e clubes da nossa região.

Série Ouro e LNF

O técnico Bruno Silva segue a preparação da equipe para enfrentar o ACBF, no próximo sábado, em Carlos Barbosa, mas já de olho no calendário de abril. Com o acréscimo do Catarinense Série Ouro, mais os jogos da LNF, o Tubarão terá cinco jogos previstos no próximo mês. Pela ordem, recebe na Arena o São Lourenço (5); desta vez fora de casa, estreia contra o Camboriú (13); novamente fora de casa, pela LNF, enfrenta o Blumenau (19), diante do seu torcedor. Um dos adversários esperados pela torcida é o Magnus (26). Encerrando o mês, recebe pelo estadual o Concórdia (29). Por conta da desistência do Mafra, no estadual serão dez jogos na primeira fase, cinco em casa e cinco fora. Já na LNF, o Tubarão irá jogar 12 vezes em casa e 11 fora. A fase classificatória das duas competições encerram na primeira semana de setembro.

  • 1 / 1
FOTO: ARNO NAPOLI /DS
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR