28 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

DA REDAÇÃO

25/06/2024 06:00

visitação é sucesso

O Farol de Santa Marta recebeu, durante toda a última semana, centenas de visitantes. A Capitania dos Portos abriu as portas para que as pessoas pudessem conhecer o local sem necessidade de agendamento prévio. Em alguns dias, o horário de visitação até precisou ser estendido para que todos pudessem ser atendidos. Moradores da região e turistas formavam longas filas para conhecer a história e a estrutura do Farol. Os marinheiros, a cada novo grupo, atendiam com atenção e repetiam todo o enredo como se fosse pela primeira vez.

Laje da jagua

O Farol de Santa Marta completou 133 anos recentemente. A estrutura tem 29 metros de altura e foi erguida, principalmente, para fornecer orientação sobre a pedra do Campo Bom, também conhecida como Laje da Jagua. Em um dos lados do Farol há, inclusive, uma marcação em vermelho para alterar a cor da iluminação, indicando às embarcações que, naquela direção, está a pedra e há risco para naufrágios.
 

Ponto negativo

O Farol de Santa Marta estampa selos, cartões-postais e até passaporte brasileiro. A sua estrutura chama a atenção o ano todo e não perde em nada para pontos turísticos de outras regiões do país. Mas, durante a visitação, um ponto negativo foi constantemente citado pelas pessoas que aguardavam nas filas. O estado de conservação do lado externo está péssimo. 

Sem manutenção

Além da pintura, o próprio muro está deteriorado, deixando claro que a falta de manutenção externa não é algo atual. É preciso buscar uma solução para o problema. Extraoficialmente, se fala que recursos são aguardados para comprar tinta. Algo que não deveria faltar para uma estrutura tão emblemática. Já a parte interna do Farol, como escadas, paredes e equipamentos, estão em perfeito estado. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR