27 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

DA REDAÇÃO

27/09/2024 06:00

Transfusão de sangue

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para reconhecer que pacientes que são Testemunhas de Jeová podem, por convicção religiosa, recusar tratamentos médicos com uso de transfusão de sangue. A recusa do tratamento, contudo, não pode ser feita, por exemplo, no caso dos pais para os filhos menores. Esses pacientes também podem exigir do poder público o custeio de procedimentos específicos, sem o uso da transfusão, desde que o procedimento exista no SUS e a opção não gere “custos desproporcionais” ao poder público. A religião dos Testemunhas de Jeová não permite o recebimento de transmissão de sangue de terceiros.

Especulações

Durante a semana circularam informações extraoficiais de que a Unisul/Ânima teria um projeto para instalar em Tubarão, nas dependências do Cettal, onde hoje ainda funciona a UniTV, um Hospital Universitário. A Ânima foi procurada pelo DS e, através da assessoria, disse que não responde especulações e não há nada de concreto. Agora é aguardar para ver. 
 

Parceria social

Uma importante parceria foi firmada, em Tubarão, entre o Complexo Médico Provida e o Instituto Genésio A. Mendes (GAM). A direção da instituição de saúde participou, juntamente com outros representantes civis, do lançamento oficial do Selo de Investimento Social. Programa idealizado pelo instituto para conectar pessoas, empresas e marcas com o objetivo de fortalecer organizações sociais nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Doses injetáveis

A partir do dia 4 de novembro deste ano, por orientação do Ministério da Saúde, as doses constantes do calendário vacinal da vacina oral poliomelite bivalente (VOPb), as famosas “gotinhas”, serão substituídas, em todo o país, pela chamada vacina inativada poliomielite (VIP), ou seja, por doses injetáveis do imunizante. A alteração tem por objetivos reduzir o risco de reintrodução do polivírus selvagem e o aparecimento de polivírus derivado vacinal, o chamado VDPV, assim como oportunizar um maior acesso às vacinas por parte da população.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR