Existe um Sul antes e outro depois da duplicação da BR-101. A construção da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, foi um marco fundamental nesse processo — e completa, hoje, exatos 10 anos. Junto com o túnel do Morro do Formigão, que eliminou o último gargalo da rodovia, a obra representou o fim de uma era marcada por longas e demoradas filas, além das frequentes tragédias que enlutaram inúmeras famílias.
Crescimento
A duplicação transformou a dinâmica da região. A ponte tornou-se um dos símbolos mais visíveis desse avanço, ao facilitar a ligação entre os municípios, conectando o Porto de Imbituba ao Aeroporto Regional de Jaguaruna e acelerando o desenvolvimento do Sul catarinense. O crescimento do aeroporto e as expansões do porto, por exemplo, são frutos diretos dessa obra.
Mobilização
Nada disso veio fácil. Foram anos de mobilização, lutas e persistência, lideradas por entidades civis e representantes políticos e imprensa. Uma conquista histórica do Sul que merece ser celebrada neste dia em que a Ponte Anita Garibaldi completa uma década de existência.
Solidariedade
Mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada durante o amistoso internacional entre as seleções de vôlei do Brasil e da Coreia do Sul, realizado na Arena Multiuso, em Tubarão. Os alimentos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Escolha da realeza
A 30ª edição da Festa do Produto Colonial, o evento mais tradicional de São Martinho, já começou sua contagem regressiva. As inscrições para as jovens que desejam fazer parte da realeza já estão abertas e devem ser feitas na secretaria de Turismo e Cultura. A escolha ocorrerá no dia 23 de agosto.