O excesso de fios nos postes de Tubarão foi discutido na manhã de ontem em uma reunião entre entidades, a Celesc e a prefeitura. O problema não é apenas estético, mas também de segurança. Um grande exemplo vem da situação enfrentada, de forma recorrente, por comerciantes da rua Altamiro Guimarães, no bairro Oficinas. São tantos fios acumulados nos postes – de telefonia, internet e iluminação –, boa parte deles já sem nenhuma serventia, que não há mais espaço, e parte acaba ficando pendurada sobre as calçadas, gerando riscos.
Fiscalizar e arrecadar mais
Além de fiscalizar, é preciso criar mecanismos para punir as empresas que abandonam a fiação sem qualquer responsabilização. Não é um problema que apenas o poder público precise resolver. Essas empresas faturam alto e repassam o ônus à população e aos cofres públicos. É em relação a essas empresas que se precisa agir. E, ao punir, além de se buscar uma solução, a própria prefeitura pode arrecadar mais.
Novos voos
O governador Jorginho Mello deve anunciar hoje novos voos para os aeroportos regionais de Santa Catarina. Participam do encontro a vice-governadora Marilisa Boehm, o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, além de empresários do setor.
Vandalismo
Uma escavadeira alugada pela prefeitura para a limpeza de valas na Rua Laguna, em Tubarão, foi alvo de vandalismo no fim de semana, ficando fora de operação por três dias. Os vidros, de fabricação importada, só puderam ser substituídos nesta quarta-feira, o que causou atraso no cronograma dos serviços.
Ressarcimento
O Ministério da Previdência Social já contabiliza 1,4 milhão de aposentados aptos a receber o ressarcimento pelos descontos indevidos feitos por entidades associativas. A expectativa é de que todos os que tenham aderido ao acordo com o governo federal recebam de volta os recursos a partir do dia 24 de julho.