A vacinação contra a gripe atingiu a marca de 1.008.857 doses aplicadas em todo o estado, mas a imunização do público-alvo ainda é baixa. É necessário continuar avançando na vacinação, já que a chegada do inverno e a queda nas temperaturas aumentam as chances de transmissão de doenças respiratórias, como a gripe. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população que a vacina contra a gripe continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e é necessário que as pessoas se imunizem o quanto antes. Os hospitais já apresentam superlotação por conta de doenças respiratórias.
Em terceiro
Santa Catarina, que já foi exemplo na agilidade e na cobertura vacinal, atualmente ocupa a terceira posição no ranking nacional de vacinação contra a influenza, com a cobertura vacinal de 27,85% para grupos prioritários – gestantes, crianças e idosos. A média nacional é de apenas 22,28%.
Visitante inusitado
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou, pela primeira vez, a presença de uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus) entre o Molhes da Barra, em Laguna, e a praia do Luz, em Imbituba. A ocorrência é considerada rara e de grande relevância científica, já que a espécie é típica da região subantártica e antártica.
Sinal positivo
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), que representa 556 concessionárias, divulgou o desempenho do setor no estado referente ao mês de abril de 2025. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, Santa Catarina registrou 68.974 unidades emplacadas, contra 66.911 no mesmo período de 2024 — um crescimento de 3,08%. Na comparação mensal, abril de 2025 encerrou com 17.823 unidades licenciadas, variação positiva de 0,30% em relação a março (17.769 unidades).