A recente pesquisa Datafolha, que aponta queda no orgulho de ser brasileiro (de 83% em 2023 para 74% em 2024) e aumento na vergonha pela nacionalidade (de 16% para 24%), reflete um sentimento real de cansaço e indignação da população. É cada vez mais difícil sentir orgulho diante de um cenário marcado por escândalos e descaso com o interesse público. A CPI das Apostas Esportivas (bets) virou um grande circo, as investigações sobre fraudes bilionárias no INSS são tratadas com morosidade e sem a devida indignação por parte das autoridades.
Prioridades desconexas
Além disso, o tratamento vergonhoso dado por muitos políticos aos problemas reais da população, com discursos vazios, promessas não cumpridas e prioridades desconectadas da realidade, alimenta o sentimento de abandono. E tudo isso com um custo gigantesco aos cofres públicos. O orgulho nacional resiste na cultura, na solidariedade entre o povo e na luta diária de quem, apesar de tudo, não desiste do Brasil.
Prestação de contas
A secretaria de Saúde de Tubarão realizou, na sexta-feira, a apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) durante audiência pública na Câmara de Vereadores. A prestação de contas é uma exigência da Lei Complementar nº 141/2012, que estabelece a obrigatoriedade da transparência na aplicação dos recursos públicos na área da Saúde. Durante a explanação, foram esclarecidas dúvidas sobre a gestão orçamentária da saúde e debatidos pontos de atenção para os próximos meses.
13° antecipado
A prefeitura de Gravatal realizou o depósito da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais. O pagamento antecipado, efetuado agora no mês de junho, beneficia diretamente todos os funcionários efetivos, comissionados e contratados da administração pública. A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores e também representa um estímulo importante para a economia local.