Demorou, mas finalmente vai mudar. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar o desconto das parcelas do empréstimo consignado diretamente em seus benefícios previdenciários. Conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) ontem, a medida entrará em vigor a partir do próximo dia 23. Além de realizar a identificação, o interessado poderá usar o aplicativo Meu INSS para consultar as instituições financeiras disponíveis e as taxas de juros praticadas nos pedidos de empréstimo.
Ainda é preciso mais rigor
Não se pode generalizar, mas muitas instituições financeiras se aproveitavam da ingenuidade de aposentados para fechar empréstimos por telefone, muitas vezes com juros exorbitantes. Em diversos casos, nem sequer informavam ao aposentado quanto ele pagaria ao final do contrato. O esquema era tão bem articulado que, assim que o benefício era concedido, o recém-aposentado passava a receber ligações e propostas de empréstimo, frequentemente em desacordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Empreendedorismo
Imbituba deu um importante passo rumo ao fortalecimento da economia local com o lançamento oficial do Programa Cidade Empreendedora 2025. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae, busca transformar o desenvolvimento socioeconômico do município por meio do incentivo ao empreendedorismo e do apoio direto a micros e pequenas empresas.
Projetos sociais
A prefeitura de São Ludgero publicou edital para seleção e custeio de projetos sociais destinados à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município. Podem concorrer organizações da sociedade civil regularmente constituídas, sem fins lucrativos. As inscrições vão até 18 de junho.